Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1838
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarcosTuliodosSantosAmorim.pdf169,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Determinação de nitrogênio no solo e no capim-braquiária (Brachiaria decumbens cv. Basilisk) após a deposição de montes de Composto Orgânico de Lixo (COL) na superfície do solo
Autor(es): Amorim, Marcos Túlio dos Santos
Orientador(es): Campos, Antônio Xavier de
Assunto: Solos - teor de nitrogênio
Capim-braquiária
Fertilizantes orgânicos
Adubos compostos
Data de apresentação: Jul-2011
Data de publicação: 17-Ago-2011
Referência: AMORIM, Marcos Túlio dos Santos. Determinação de nitrogênio no solo e no capim-braquiária (Brachiaria decumbens cv. Basilisk) após a deposição de montes de Composto Orgânico de Lixo (COL) na superfície do solo. 2011. 22 f. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O experimento foi realizado na Fazenda Água Limpa (FAL) da Universidade de Brasília, entre outubro de 2009 e agosto de 2010, utilizando Composto Orgânico de Lixo (COL) produzido pela Usina de Tratamento de Lixo do P-Sul, localizada em Ceilândia, DF, com o objetivo de observar o comportamento do nitrogênio oriundo do COL no perfil e na superfície do solo, servindo de base para estabelecimento de parâmetros e manejo de adubação. O composto foi produzido utilizando o processo aeróbio e seguindo as determinações expressas no DODF de 12 de janeiro de 2010. Após isso foi transportado para a FAL, onde foram feitos montes em uma área próxima ao cerrado e à estrada interna da fazenda, sendo que tal área era anteriormente cultivada com um consórcio de milho e capim-braquiária e que na época do experimento contava com o cultivo de pinhão-manso e presença de capim-braquiária em ilhas, sem estar em sistema de consórcio. Foram realizadas coletas da parte aérea do capim-braquiária em três distâncias, sendo na borda do monte, a 1 m da borda e a 2 m da borda, assim como coletas de amostras de solo nas profundidades de 20 cm, 40 cm e 60 cm imediatamente abaixo do local das coletas da parte aérea. Após isso foram realizadas as análises no laboratório LABSTRATOS. Feito isso, o delineamento experimental utilizado consista em blocos casualizados com três repetições usando um fatorial 33 constando as três profundidades e os três pontos horizontais. Os resultados encontrados mostraram maior teor de nitrogênio no solo nos primeiros 20 cm de profundidade, na borda dos montes, sendo tal comportamento observado nos três blocos. Da mesma forma a maior concentração de nitrogênio na parte aérea do capim-braquiária também foi encontrada na borda dos montes, isso ocorrendo novamente nos três blocos. Em relação à produção de massa seca, os maiores valores foram encontrados mais uma vez na borda dos montes, com tal comportamento se repetindo nos três blocos e chegando a mais de 35.000 kg/ha em um destes blocos. xii Conclui-se a viabilidade do COL como adubo orgânico, visto os resultados de massa seca obtidos. Não ocorre movimentação do nitrogênio no solo, tanto em seu perfil quanto na superfície.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2011.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons