Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18377
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_KarenStephanieSantanaMagalhaesViana.pdf787,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Evolução do goodwill nos principais bancos brasileiros : um estudo comparativo segundo os padrões COSIF e IFRS
Autor(es): Viana, Karen Stéphanie Santana Magalhães
Orientador(es): Dantas, José Alves
Assunto: Instituições financeiras
Bancos - rentabilidade
Demonstrações financeiras
Data de apresentação: 27-Jun-2017
Data de publicação: 23-Nov-2017
Referência: VIANA, Karen Stéphanie Santana Magalhães. Evolução do goodwill nos principais bancos brasileiros: um estudo comparativo segundo os padrões COSIF e IFRS. 2017. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar, através dos modelos contábeis, COSIF e IFRS, a evolução do ágio por expectativa de rentabilidade futura das cinco principais instituições financeiras em operação no Brasil, no período de 2010 a 2016. Para isso, foram analisadas todas as informações constantes nas notas explicativas referentes ao goodwill nos demonstrativos financeiros dos bancos avaliados, incluindo o estoque, a amortização e o impaiment do goodwill adquirido. Os resultados revelaram que o valor do ágio por expectativa de rentabilidade futura nas demonstrações financeiras elaboradas de acordo com o padrão COSIF diminuiu ao longo do tempo em detrimento à amortização e ao impairment. Enquanto que pelo padrão IFRS, a redução do valor só dependeu do impairment. Isso confirma que, enquanto o foco do COSIF está na questão prudencial, voltado para a ação de supervisão do órgão fiscalizador, o do IFRS esta na elaboração de informações fidedignas as entidades, úteis à tomada de decisão dos usuários.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons