Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vieira, Eduardo Tadeu | - |
dc.contributor.author | Braga, Rosiel de Sousa | - |
dc.identifier.citation | BRAGA, Rosiel de Sousa. Percepção acadêmica dos discentes da disciplina de Introdução a contabilidade: um estudo na Universidade de Brasília. 2017. 45 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | As disciplinas introdutórias exercem papel relevante na formação do futuro Profissional, sendo que a matéria de Introdução à Contabilidade destina-se à iniciação dos alunos que pretendem seguir a carreira de Contador, ou, então, haurir conhecimentos que facilitem sua tarefa no campo da Economia ou da Administração, permitindo-lhes conhecer a mecânica das operações das entidades públicas e privadas (IUDÍCIBUS, 2007, p 19). Diante do exposto o presente artigo tem como objetivo fazer uma análise comparativa da percepção acadêmica dos alunos no início do 1º semestre de 2017 matriculados na disciplina de Introdução à Contabilidade oferecida pelo Departamento de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília e a percepção dos alunos que já fizeram a referida disciplina em semestres anteriores e que estejam concluindo sua graduação na UnB. Foram aplicados no total 353 questionários, dos quais 178 para os alunos matriculados na disciplina de Introdução à Contabilidade no 1º semestre de 2017 no universo de 262, sendo que 6 questionários foram invalidados devido a erros de preenchimento. E os outros 175 foram aplicados para os alunos que cursaram anteriormente a disciplina e estão em fase de conclusão do curso na UnB, 15 questionários foram invalidados devidos a erros de preenchimento. Devido a grande quantidade de alunos que já fizeram a disciplina de Introdução à Contabilidade e estão em fase de conclusão do curso na UnB, buscou ter uma amostra próxima do numero de alunos que estão fazendo a disciplina de Introdução à Contabilidade nesse 1º semestre de 2017. Apos a análise dos dados, o elemento mais associado a não aprovação dos alunos foi a falta de dedicação por parte dos estudantes (55%) dos alunos que estão cursando a disciplina e (40%) dos alunos que já cursaram, um alto índice de discentes que não tiveram contato nenhum com a contabilidade antes de cursar a disciplina (80,23%) dos alunos que estão cursando a disciplina e (86,25%) dos alunos que já fizeram a disciplina e uma satisfação considerável dos alunos com material didático, critério de avaliação e salas de aulas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências Contábeis - grade curricular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências Contábeis - ensino superior | pt_BR |
dc.title | Percepção acadêmica dos discentes da disciplina de Introdução a contabilidade : um estudo na Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-11-23T12:09:22Z | - |
dc.date.available | 2017-11-23T12:09:22Z | - |
dc.date.submitted | 2017-06-19 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/18373 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|