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Título: Valores e o ato de compra atribuído ao consumo de alimentos saudáveis sobre a influência do hábito da prática de atividades físicas
Autor(es): Pinho, Guilherme da Mata
Orientador(es): Brito, Maria Júlia Pantoja de
Coorientador(es): Thomé, Karim Marini
Assunto: Comportamento do consumidor
Exercícios físicos
Consumidores - comportamento de compra
Alimentação saudável
Data de apresentação: Nov-2016
Data de publicação: 23-Nov-2017
Referência: PINHO, Guilherme da Mata. Valores e o ato de compra atribuído ao consumo de alimentos saudáveis sobre a influência do hábito da prática de atividades físicas. 2016. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo deste trabalho é o de analisar em que grau os valores de consumo e o habito da prática de atividades físicas influenciam o comportamento de escolha dos consumidores em relação aos alimentos para a saúde e bem-estar. Uma pesquisa (n = 292) foi coletada em Brasília, Brasil. Os dados são analisados por meio de análise fatorial de duas maneiras e modelagem de equações estruturais. São analisadas as seis dimensões identificadas na revisão da literatura e sua associação com os itens correspondentes; a correlação assumida entre eles; e, por fim, regressões múltiplas foram desenvolvidas com base nestas dimensões como variáveis independentes tendo o comportamento de escolha como variáveis dependentes. O comportamento de escolha dos consumidores para o consumo de alimentos para a saúde e bem-estar está fortemente ligado aos valores epistêmicos e emocionais. Além disso, os hábitos de atividades físicas agem como moderadores do valor emocional e valor funcional-preço. A amostra é limitada a certo tipo de consumidor e não é possível aplicar o levantamento de dados em uma área maior. Este projeto contribui para a literatura sobre os valores de consumo e traz novas perspectivas de valor para a comercialização de produtos alimentares dentro da categoria de saúde e bem-estar.
Abstract: The purpose of this paper is to investigate in which degree consumption values and physical activities habits influences consumers’ choice behaviour towards food for health and wellness. A survey (n=292) is collected in Brasília, Brazil. Data are analysed by means of two-ways factor analysis and structural equation modelling. It is analysed the six dimensions identified in the literature review and its association with the corresponding items; the assumed correlation between them; and, by the end, multiple regressions were developed based on these dimensions as independent variables and with choice behaviour as dependent variables. Consumers’ choice behaviour towards consumption of food for health and wellness is strongly linked to epistemic and emotional values. In addition, the physical activities habits acts as moderators of emotional value and functional value-price. The sample is restricted to a certain type of consumer and it is not possible to apply the data collection in a larger area. This project adds to the literature on consumption values and brings new insights of value for the marketing of food products from the health and wellness category.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
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