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Título: A contribuição do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (FUNCAFÉ) para o segmento de cafés especiais no Brasil
Autor(es): Viana, Renato Lima
Orientador(es): Perafán, Mireya Eugenia Valencia
Assunto: Café - indústria
Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (FUNCAFÉ)
Data de apresentação: Fev-2017
Data de publicação: 23-Nov-2017
Referência: VIANA, Renato Lima. A contribuição do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (FUNCAFÉ) para o segmento de cafés especiais no Brasil. 2017. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O Brasil é o principal produtor e exportador global de café, sendo ainda o segundo país no mundo que mais consome esse produto. No entanto, com a queda do preço do café commodity bem como a nova exigência dos consumidores por um produto de qualidade mais elevada surgiu a necessidade de se produzir e comercializar um produto com maior valor agregado, os cafés especiais. Sendo assim, o setor cafeeiro possui ainda uma política pública que atua diretamente na cafeicultura, o Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (FUNCAFÉ), desse modo, buscou-se identificar a contribuição do FUNCAFÉ para o segmento de cafés especiais no Brasil, principalmente compreendendo a relação entre a gestão do fundo com os agentes envolvidos no segmento de cafés especiais. Através de uma pesquisa documental realizada a partir dos relatórios de gestão do FUNCAFÉ, desde 2003 até 2014, complementada pela realização de entrevistas semiestruturadas juntamente a agentes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), constatou-se que os repasses do FUNCAFÉ elevaram-se consideravelmente, passando de R$ 549,7 milhões em 2003 para R$ 4,1 bilhões em 2014, sendo que os créditos para financiamento corresponderam a 99,91% do total dos repasses dos recursos do FUNCAFÉ no ano de 2014. Observou-se ainda que no ano de 2014 foram utilizados aproximadamente R$ 642,9 mil na promoção e publicidade dos cafés especiais, ou seja, pouco mais de 60% do total de recursos destinados a promoção e publicidade do setor cafeeiro. A BSCA mostrou-se cada vez mais relevante para o segmento de cafés especiais, uma vez que teve contribuições significativas para complementação dos recursos empregados na promoção do produto em eventos internacionais relevantes para o segmento. Como sugestão de estudos futuros, afim de explorar mais o tema, sugere-se uma investigação mais profunda juntamente ao MAPA para identificar quantos produtores de cafés especiais receberam recursos do FUNCAFÉ bem como a representatividade dos mesmos, afim de investigar os recursos de créditos para financiamento direcionados ao segmento. Sugere-se também explorar mais o tema juntamente aos produtores de cafés especiais que receberam os recursos e até mesmo com a BSCA, para buscar maiores contribuições do FUNCAFÉ para o segmento de cafés especiais.
Abstract: Brazil is the world's leading producer and exporter of coffee, and is the second country in the world to consume the most. However, with the fall in the price of coffee commodity as well as the new requirement of consumers for a product of higher quality, the need to produce and market a product with higher added value, specialty coffees. Therefore, the coffee sector still has a public policy that works directly in the coffee industry, the Fund for the Defense of the Coffee Economy (FUNCAFÉ), in this way, we sought to identify FUNCAFÉ's contribution to the segment of specialty coffee in Brazil, The relationship between the management of the fund and the agents involved in the specialty coffee segment. Through documentary research carried out from the FUNCAFÉ management reports, from 2003 to 2014, complemented by semi-structured interviews with agents of the Ministry of Agriculture, Livestock and Supply (MAPA), it was verified that the FUNCAFÉ onlendings increased From R $ 549.7 million in 2003 to R$ 4.1 billion in 2014, and the credits for financing corresponded to 99.91% of the total onlendings of FUNCAFÉ resources in 2014. It noted in 2014, approximately R$ 642.9 thousand was used to promote and advertise specialty coffees, or slightly more than 60% of the total resources allocated to the promotion and publicity of the coffee sector. BSCA has become increasingly relevant to the segment of specialty coffees, since it has made significant contributions to complementing the resources used to promote the product at international events relevant to the segment. As a suggestion of future studies, in order to further explore the theme, a more thorough investigation with the MAPA is suggested to identify how many specialty coffee producers received FUNCAFÉ resources as well as the representativeness of these, in order to investigate the resources of credits for financing Targeted to the segment. It is also suggested to further explore the issue together with the producers of specialty coffees that have received the resources and even with BSCA, to seek greater contributions from FUNCAFÉ for the specialty coffee segment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão de Agronegócios - Campus Darcy Ribeiro



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