Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18356
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MoacirWillmondesAlvesFonseca.pdf663,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da disciplina Ética nos cursos de Ciências Contábeis nas Universidades Federais do Brasil
Autor(es): Fonseca, Moacir Willmondes Alves
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Ciências Contábeis - ensino superior
Ciências Contábeis - grade curricular
Ciências Contábeis - ética
Ética profissional
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 21-Nov-2017
Referência: FONSECA, Moacir Willmondes Alves. Análise da disciplina Ética nos cursos de Ciências Contábeis nas Universidades Federais do Brasil. 2017. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Foram analisadas as ementas da disciplina geralmente chamada de Ética Profissional, oferecida pelas diversas Universidades Federais do Brasil, listadas pelo Ministério da Educação, a fim de verificar em que medida os tópicos abordados em cada universidade convergem ou divergem entre si, bem como evidenciar as aproximações com o Currículo sugerido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e com o Currículo Mundial (ONU/UNCTAD/Isar). Os resultados da análise mostraram o percentual das cargas horárias oferecidas na disciplina Ética pelas Universidades Federais (UFEs), assim como o percentual que consideram essa disciplina obrigatória no currículo, além do semestre em que é ofertada aos alunos de graduação em Ciências Contábeis, bem como os tópicos mais comuns ministrados na disciplina. Mostrou-se também a similaridade (disclosure) entre os tópicos das Ementas de Ética da UFEs e o currículo proposto pelo CFC, assim como com Currículo Mundial (CM), apesar deste último não propor um módulo específico para a disciplina de Ética e sim sugerir que ela esteja presente no ensino dos outros módulos (disciplinas).
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons