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Título: Conceitos matemáticos e o ensino de educação financeira : relato de intervenção psicopedagógica com professores
Autor(es): Santos, Márcia Maria Silva
Orientador(es): Fávero, Maria Helena
Assunto: Intervenção psicopedagógica
Educação financeira
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 21-Nov-2017
Referência: SANTOS, Márcia Maria Silva. Conceitos matemáticos e o ensino de educação financeira: relato de intervenção psicopedagógica com professores. 2017. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho relata uma intervenção psicopedagógica, que teve como objetivo desenvolver um procedimento com professores do ensino fundamental, visando à elaboração de propostas de atividades psicopedagógicas para a prática de ensino em sala de aula de educação financeira. Para isso, assumiu-se o aporte teórico defendido por Fávero (2003, 2005, 2011, 2012, 2014), que considera o desenvolvimento psicológico da vida adulta, a construção do paradigma pessoal e a possibilidade de reformulação deste a partir de situações de interação social, por meio da tomada de consciência e da construção de novos conceitos. O trabalho foi realizado com um grupo de cinco professores regentes do quarto e quinto ano de escolaridade do ensino fundamental, de uma escola pública, localizada na Região Administrativa de Sobradinho, no Distrito Federal. Seguindo o aporte teórico citado, adotou-se como procedimento a interlocução entre os participantes e a mediação em relação aos conceitos matemáticos a serem abordados em sala de aula, com vistas à educação financeira. Foram desenvolvidas sete sessões de intervenção em grupos focais, no período de 20 de abril a 27 de junho de 2017. Os resultados mostraram a existência de aspectos psicológicos na construção de novos conceitos; a interação social como motivadora para a reflexão de paradigmas pessoais e a tomada de consciência; e o desenvolvimento de novas competências para a prática pedagógica.
Abstract: The present paper reports a procedure of psychopedagogical intervention. The objective was to develop a procedure with teachers of elementary education to elaborate proposals of psychopedagogical activities for teaching financial education in the classroom. In order to do so, we assume the theoretical support advocated by Fávero (2003, 2005, 2011, 2012 and 2014), which considers the psychological development of adult life, the construction of the personal paradigm and the possibility of reformulating it from socially interactions by raising awareness and building new concepts. The study was carried out with a group of five teachers from the fourth and fifth year of elementary school, from a public school located in the Administrative Region of Sobradinho, in Distrito Federal. Following the theoretical contribution quoted, we adopted as a procedure the interlocution among the participants and the mediation of mathematical concepts to be approached in the classroom, with a view to financial education. Seven focus group sessions were developed from April 20 to June 27, 2017. The results showed the existence of psychological aspects in the construction of new concepts; Social interaction as a motivator for the reflection of personal paradigms and awareness; The development of new skills for pedagogical practice.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



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