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Título: Intervenção psicopedagógica na educação infantil em sala regular inclusiva
Autor(es): Cordeiro, Marina Lacerda
Orientador(es): Cader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel
Assunto: Intervenção psicopedagógica
Emoções nas crianças
Educação de crianças
Cognição nas crianças
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 21-Nov-2017
Referência: CORDEIRO, Marina Lacerda. Intervenção psicopedagógica na educação infantil em sala regular inclusiva. 2017. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo fortalecer a autoconfiança, a iniciativa e a autonomia de uma criança com manifestações emocionais, sociais e cognitivas distintas do grupo da sua turma. Participou deste estudo uma criança com 4 anos, do sexo masculino, matriculado no 1º. período da educação infantil. O procedimento consistiu em observação e intervenção psicopedagógica desenvolvida com a turma, porém com um olhar atento para o desempenho e para as reações emocionais, sociais, cognitivas e motoras do participante. As atividades centraram-se em brincadeiras ao ar livre e no espaço da sala voltadas para as áreas de coordenação motora ampla e fina, esquema corporal, hábitos alimentares e higiênicos, discriminação de sons, relação grafema e fonema das vogais, letra inicial e final do próprio nome. Os resultados evidenciaram que o participante se concentrou nas atividades, manifestou interesse, ampliou a consciência alimentar, a posição fonoarticulatória, a representação do esquema corporal e reduziu vômitos. Concluímos que as situações de intervenção permitiram ao grupo e ao participante assimilar, acomodar e equilibrar novos conceitos e obtiveram novas competências na interação social com os colegas, no respeito as regras do grupo, na expressão e representação do esquema corporal, discriminação do prenome, das vogais e ampliaram a expressão oral.
Abstract: The objective of this study was to strengthen the self-confidence, initiative and autonomy of a child with different emotional, social and cognitive manifestations of his class. The participant in this study was a 4-year-old man enrolled in the first grade of early childhood education. The procedure consisted of observation and psychopedagogical intervention developed with the group, but with a careful look at the participant's emotional, social, cognitive and motor reactions and development. The activities was focused on outdoor games and on room space of the classroom based focused on the areas of broad and fine motor coordination, human body schemes, eating and hygiene habits, discrimination of sounds, grapheme relation and vowel phoneme, initial and final letter of his own name. The results showed that the participant focused on the activities, expressed interest, increased awareness of eating, a phonoarticulate position, a representation of the corporal scheme and reduced vomiting. We conclude that intervention allowed the group and the participant to assimilate, accommodate and balance new concepts and they obtained new competences in social interaction with colleagues. Also in respecting group rules, in expressing and representing body schema and they expanded oral expression by the discrimination of pronoun and vowels.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



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