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Título: Psicomotricidade e geometria : uma contribuição para a aquisição conceitual na educação infantil e anos iniciais
Autor(es): Neiva, Gabriela Souza
Orientador(es): Neves, Regina da Silva Pina
Assunto: Percepção espacial nas crianças
Matemática - estudo e ensino
Geometria
Capacidade motora nas crianças
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 21-Nov-2017
Referência: NEIVA, Gabriela Souza. Psicomotricidade e geometria: uma contribuição para a aquisição conceitual na educação infantil e anos iniciais. 2017. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Entender como orientação espacial e lateralidade contribuem para a aprendizagem das crianças, em especial, no que tange aos conceitos geométricos essenciais na Educação infantil, foi a principal motivação deste trabalho. Este estudo tem, como objetivo geral, compreender a relação entre psicomotricidade e aprendizagem de conceitos geométricos, essenciais na Educação Infantil e Anos Iniciais. A metodologia baseou-se em intervenção psicopedagógica, composta de avaliação e intervenção, com um sujeito que possui dificuldades na alfabetização, mais especificamente nos conceitos de espaço e forma. O sujeito é uma criança que estuda na rede pública do Distrito Federal e está cursando o 2º ano do Ensino Fundamental I. O método compôs duas sessões de avaliação, sendo uma anamnese e a outra uma avaliação psicomotora, e quatro sessões de intervenção. Os resultados apontam que as lacunas existentes entre a aprendizagem e a aquisição de conceitos matemáticos, podem ser superadas pelo trabalho contextualizado, unindo psicomotricidade e geometria.
Abstract: A primary motivation for this work was to understand how important spatial reasoning and laterality are, in order to contribute to the children’s learning - in particular-, regarding to essential geometric concepts in early childhood education. The overall aim of this study is to establish a link between psycomotricity and geometric concepts learning, which are essential in early childhood education and early years. The methodology used was based on psychopedagogical intervention and consists of evaluation e educational intervention, involving an individual who struggles with literacy, specifically concepts of space and shape. The subject of this study is a child enrolled in public school of the Federal District of Brasilia, who is attending the 2nd year of Primary School. The method used consists of two sessions of evaluation – anamnesis and psychomotor assessment –, and four intervention sessions. The results indicate that the gaps between learning and the acquisition of mathematical concepts could be overcome by tying together psychomotricity and geometry.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



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