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Título: A importância do conceito de número para a construção do pensamento lógico
Autor(es): Guimarães, Maria Karla
Orientador(es): Santos, Patrícia Tuxi dos
Assunto: Intervenção psicopedagógica
Número - conceito em crianças
Matemática - estudo e ensino
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 21-Nov-2017
Referência: GUIMARÃES, Maria Karla. A importância do conceito de número para a construção do pensamento lógico. 2017. 49 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: No presente trabalho de intervenção psicopedagógica, procurou-se mediar o conceito de número para uma estudante de oito anos, cursando o 3º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, utilizou-se o método de intervenção defendido por Fávero (2014), que compreende a construção do conhecimento mediante a interação dialética do sujeito no contexto sociocultural. A fundamentação teórica embasou-se no pensamento de Vygotsky (1994, 2001) e na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1996, 2003, 2014) por subsidiarem a Psicologia do Conhecimento. Foram realizadas a avaliação das competências e dificuldades da aluna e cinco sessões de intervenção com foco no desenvolvimento do conceito de número. A cada sessão, os resultados eram avaliados e serviam de embasamento para o planejamento da sessão seguinte. O trabalho sinalizou resultados positivos: a criança que, inicialmente, realizava contagem automática dos números, demonstrou estabelecer relação entre signo e significado e sua construção na reta numérica, sinalizou também compreender a função dos símbolos presentes nas operações formais de adição e subtração.
Abstract: At the present work carried out on pshicopedagogy intervention, we focus on measuring the concept of number. The subject is an eight-year-old individual, studying at an elementary school (3rd year). We used Fávero’s method of intervention (2014), which defends the construction of knowledge through dialectic interaction on a subject in the social and cultural context. Theoretical background was base in Vygotsf’s understanding (1994, 2001) and the Vergnaud’s Theory Concept Fields (1996, 2003, 2014), for subsidizing knowledge psychology. We evaluated the student’s capacities and difficulties after five interventions focusing in developing concept number. At each session we carried out, we evaluated the results and they were used as a base for planning the subsequent session. This work showed positive results: the child that initially performed automatically number counting showed to establish a relation between sign and meaning and its construction in the numerical line, also showed to understand the function of symbols at ordinary operations of addition and subtraction.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



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