Título: | Gol de letra : o futebol de botão na intervenção psicopedagógica com aluno do 5° ano |
Autor(es): | Dalmoro, Joana Piske |
Orientador(es): | Fávero, Maria Helena |
Assunto: | Desenvolvimento cognitivo Cognição nas crianças Leitura e escrita Atividades lúdicas |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 21-Nov-2017 |
Referência: | DALMORO, Joana Piske. Gol de letra: o futebol de botão na intervenção psicopedagógica com aluno do 5° ano. 2017. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este trabalho é o relato de uma intervenção psicopedagógica, sustentada pela premissa de que o desenvolvimento cognitivo acontece a partir da ação do sujeito e é resultado da interação dialética que se constrói entre o sujeito e seus pares no contexto sociocultural especifico do qual participam, o que possibilita a tomada de consciência dos signos e significados que permeiam estas relações. O referencial teórico, aqui assumido, articula a teoria das representações sociais, o processo de mediação semiótica e as teses sobre desenvolvimento humano (Fávero, 2005), que leva à proposta de uma prática de intervenção com caráter investigativo sobre as interações estabelecidas na tríade sujeito–objeto-outro, para explicar os processos subjetivos que envolvem o desenvolvimento cognitivo, mas também as regulações sociais e a interferência dos sistemas de signos nos processos subjacentes a ele. A intervenção foi realizada com um estudante do 5° ano do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Pública de ensino do Distrito Federal, que apresentava dificuldades significativas em leitura e escrita. As atividades foram desenvolvidas com o uso de jogos e blocos de montar, especialmente o jogo de Futebol de Botão que serviu como gatilho para o desenvolvimento de atividades de criação, registro e análise de texto. O objetivo principal da intervenção realizada foi estimular o estudante a criar novos esquemas de pensamento de modo a desenvolver diferentes habilidades e competências sobre a linguagem. |
Abstract: | This article reports the experience of a psychopedagogical intervention based on the premise that cognitive development happens from the action of the subject and is the result of the dialetic interaction builded by the subject and its peers in the specific sociocultural context in which they participate, which allows the awareness of the signs and significance that interweave these relations. The thoretical reference here assumed articulates the Theory of Social Representations, the semiotics mediation process and the theories about human development (Fávero, 2005), wich leads to the proposal of an investigative intervention practice on the interactions established in the subject-object-other triad to explain the subjective processes involving the cognitive development, but also the social regulations and the interference of the sign systems in the processes underlying it. The subject of this intervention was a student of the 5th year of elementary school from a public school of the Federal District. The student’s main difficulties were in the writing and reading processes. The activities were based on games and building blocks, notably the Table Football which served as a trigger to the development of criation, registration and text analysis activities. The core objectiv of this work was to estimulate criation of new thinking methods by the student, so he can develop different skills on language. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
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