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dc.contributor.advisorQueiroz, Esmeralda Figueira-
dc.contributor.authorCordeiro, Jéssica Ribeiro-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Jéssica Ribeiro. Apropriação da leitura e escrita como proposta de intervenção psicopedagógica. 2017. 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho relata a intervenção psicopedagógica, buscando apresentar como se dá o processo de aprendizagem por meio dos processos cognitivos, evidenciando a construção do conhecimento. O objetivo deste trabalho foi abordar a intervenção psicopedagógica, retratando o caso de uma criança com dificuldades na apropriação em leitura e escrita. Foi realizada intervenção psicopedagógica com uma criança de nove anos, o método baseou-se em Fávero (2011) a qual propõe que as sessões sejam sistematizadas por meio de transcrições e análises dos resultados e desta forma haja uma continuidade entre avaliação e intervenção integrando uma sessão a outra. Os dados obtidos na avaliação psicopedagógica evidenciaram que Sofia apresentava dificuldade na apropriação de estratégias para a aquisição da leitura e escrita. Após a intervenção, notou-se um pequeno avanço de desempenho na dificuldade apresentada. Conclui-se que a intervenção psicopedagógica apresentou efeito positivo em relação à aquisição de novas competências para o desenvolvimento dos processos de aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordIntervenção psicopedagógicapt_BR
dc.subject.keywordLeitura e escritapt_BR
dc.subject.keywordPsicopedagogiapt_BR
dc.subject.keywordCognição nas criançaspt_BR
dc.titleApropriação da leitura e escrita como proposta de intervenção psicopedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-11-20T13:48:32Z-
dc.date.available2017-11-20T13:48:32Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18328-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This paper reports the psychopedagogical intervention, seeking to present how the learning process is given through cognitive processes, evidencing the construction of knowledge. The objective of this study was to approach the psychopedagogical intervention, portraying the case of a child with difficulties in the appropriation in reading and writing. A psychopedagogical intervention was performed with a nine-year-old child, the method was based on Fávero (2011) which proposes that the sessions be systematized through transcriptions and analysis of the results and thus there is continuity between evaluation and intervention integrating one session to another. The data obtained in the psychopedagogical evaluation showed that Sofia presented difficulties in the appropriation of strategies for the acquisition of reading and writing. After the intervention, there was a slight improvement in performance in the presented difficulty. It was concluded that psychopedagogical intervention had a positive effect in relation to the acquisition of new competences for the development of learning processes.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18328pt_BR
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