Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Neves, Regina da Silva Pina | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Madalena Maria Cavalcante | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Madalena Maria Cavalcante. A aprendizagem de Cálculo I no curso de Engenharia: entendimentos provenientes da intervenção psicopedagógica. 2017. 60 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A dificuldade de aprendizagem nas disciplinas que envolvem conhecimentos matemáticos, em especial, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, obrigatória para cursos da área de exatas, tem inquietado docentes, discentes e equipe que atua no Serviço de orientação educacional nas universidades públicas brasileiras. É nesse cenário que se situa o presente estudo ao assumir como objetivo compreender as competências e as dificuldades conceituais em matemática de uma estudante de 25 anos, matriculada no curso de engenharia, de uma universidade pública do Distrito Federal, reprovada na disciplina de Cálculo I três vezes. Para tanto, assumiu-se a Intervenção Psicopedagógica como descrito em Pina Neves e Fávero (2012) e a partir das defesas teórico-metodológicas de Fávero (2014). Foram realizadas três sessões de avaliação de conceitos matemáticos dos Ensinos Fundamental e Médio, privilegiando o acesso, a observação e a análise das notações matemáticas produzidas pela estudante. A partir dessas sessões, foram realizadas duas sessões de intervenção a fim de provocar na estudante a tomada de consciência de seu momento conceitual em matemática. Os resultados mostram que ela desenvolveu poucas competências conceituais em matemática; que suas dificuldades incidem sobre conceitos presentes nos sétimos e oitavos anos do Ensino Fundamental e também nos conceitos de Ensino Médio; que ela avança lentamente na tomada de consciência de suas capacidades para acompanhar a disciplina de Cálculo 1. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Intervenção psicopedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - dificuldades | pt_BR |
dc.title | A aprendizagem de Cálculo I no curso de Engenharia : entendimentos provenientes da intervenção psicopedagógica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-11-20T13:29:50Z | - |
dc.date.available | 2017-11-20T13:29:50Z | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/18327 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The difficulty of learning disciplines that involve mathematical skills, especially the so-called Differential and Integral Calculus I, which is mandatory for courses in the area of math and science, has been a point of concern among teachers, students and personnel that works in the Educational Conduct Service in the Brazilian public universities. This study is based on this scenario where it recognizes as the main objective the understanding of conceptual skills and difficulties in mathematics of a 25-year-old engineering student of a public university in the Federal District of Brazil, who failed 3 times in the discipline of Calculus I. In this context, the Psychopedagogical Intervention, as described in Pina Neves and Fávero (2012) and from the theoretical-methodological defenses of Fávero (2014), was accepted. Three sessions of mathematical concepts assessments in the scope of Elementary School and High School levels were considered, privileging the access, the observation and the analysis of the mathematical notations produced by the student. From those sessions, two intervention sessions were carried out in order to induce in the student the awareness of her conceptual moment of mathematics. The results demonstrate that she has developed few conceptual competences of mathematics; that her difficulties are focused on concepts present not only in the seventh and eighth periods of Elementary School but also in High School; and that she is slowly making progress in the awareness of her skills to take the discipline of Calculus I. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|