Título: | Alternativas no atendimento psicopedagógico de um adolescente com dislexia |
Autor(es): | Araújo, Magda Cambraia Fonseca de |
Orientador(es): | Cader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel |
Assunto: | Educação do adolescente Leitura e escrita Dificuldades escolares Dislexia |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 20-Nov-2017 |
Referência: | ARAÚJO, Magda Cambraia Fonseca de. Alternativas no atendimento psicopedagógico de um adolescente com dislexia. 2017. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo propor e avaliar alternativas de intervenção psicopedagógicas com um adolescente com diagnóstico de Dislexia. Participou deste estudo um sujeito de 12 anos, do sexo masculino, cursando o sétimo ano do ensino fundamental, com dificuldades na escrita e leitura. O procedimento adotado consistiu na realização de entrevistas, sessões de avaliação e intervenções psicopedagógicas. As atividades propostas pautaram-se em atividades lúdicas com jogos, leitura e produção escrita de textos. Utilizamos também vídeos e músicas e ferramentas tecnológicas. Os resultados demonstraram que o estudante possui atitudes positivas em relação às regras, destreza, concentração, domínio, criação de estratégias e curiosidade com os jogos psicopedagógicos; em relação a escrita os dados mostraram aglutinação, omissão ou acréscimo de letras, fato que expressa o processo de construção da escrita na transição da fase alfabética para a ortográfica; movimentos inadequados para realizar o registro escrito, letras ilegíveis; consegue utilizar o dicionário na verificação da grafia. O uso do computador e do celular mostraram-se ferramentas importantes no processo de aprendizagem. Os dados permitem concluir que a releitura do próprio registro, localização de prováveis erros ortográficos, uso do dicionário, uso computador e do celular, mostraram-se atividades significativas no processo de ensino e aprendizagem da escrita. |
Abstract: | This study aimed to propose and evaluate alternatives of psychopedagogical intervention with an adolescent with diagnosis of Dyslexia. A 12-year-old man, enrolled in the seventh year of primary school, had difficulties in writing and reading. The procedure adopted consisted of interviews, evaluation sessions and psychopedagogical interventions. The proposed activities were based on playful activities with games, reading and writing texts. We also use videos and music and technology tools. The results showed that the student has positive attitudes regarding rules, dexterity, concentration, mastery, strategy creation and curiosity with psychopedagogical games; In relation to writing the data showed agglutination, omission, addition of letters, fact that expresses the process of writing construction in the transition from the alphabetical to the orthographic phase; Inadequate movements to perform the written record, illegible letters; Can use the dictionary in the spelling check. The use of the computer and the cell phone have proved to be important tools in the learning process. The data allow us to conclude that the re-reading of the register itself, the location of probable orthographic errors, dictionary use, computer and cell phone use, have shown to be significant activities in the teaching and learning process of writing. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|