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Título: Intervenção psicopedagógica na aquisição da leitura e escrita : desenvolvimento da consciência fonológica
Autor(es): Mendes, Beatriz Vieira
Orientador(es): Queiroz, Esmeralda Figueira
Assunto: Intervenção psicopedagógica
Alfabetização
Leitura e escrita
Letramento
Distúrbios da aprendizagem
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 20-Nov-2017
Referência: MENDES, Beatriz Vieira. Intervenção psicopedagógica na aquisição da leitura e escrita: desenvolvimento da consciência fonológica. 2017. 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esse trabalho apresenta um relato de intervenção psicopedagógica que teve como foco o processo de aquisição e consolidação das competências de leitura e escrita, sendo fundamentada teoricamente em Ferreiro e Teberosky (1990), Soares (2004) e Lopes (2004). Assim, o sujeito participante da intervenção foi uma criança de 8 anos que cursa o 3º ano do Ensino Fundamental, e apresenta dificuldades escolares na leitura e escrita. Essa prática supervisionada teve duas metas: favorecer o processo de aquisição e consolidação da leitura e da escrita da criança; desenvolver as competências na formação da psicopedagoga. Para o desenvolvimento deste trabalho, a metodologia adotada para a intervenção psicopedagógica foi proposta por Fávero (2012) e, assim, buscamos articular as competências e dificuldades do sujeito participante da pesquisa para alcançar os objetivos traçados. Dessa forma, as sessões de intervenção foram planejadas e pautadas na avaliação inicial, criando um encadeamento entre as sessões que totalizaram em dez sessões, entre avaliação e intervenção. Todas as sessões foram filmadas, transcritas e analisadas pela psicopedagoga. Ao final, podemos constatar que a criança beneficiou-se da intervenção psicopedagógica por meio do desenvolvimento de competências relacionadas à consciência fonológica.
Abstract: This paper presents a description of intervention research focused on the process of acquisition and consolidation of reading and writing skills, theoretically based on Ferreiro and Teberosky (1990), Soares (2004) and Lopes(2004).. The subject participating in the intervention was an 8-year-old child who attends the 3rd year of elementary school, and presents difficulties in reading and writing. This supervised practice had two goals: to favor the process of acquisition and consolidation of reading and writing of the child; develop the skills in the formation of psychopedagogue. For the development of this work, the methodology adopted for this psychopedagogical intervention was proposed by Fávero (2012) and, thus, we seek to articulate the competences and difficulties of the participant subject of the research to reach the objectives outlined. In this way, the intervention sessions were planned and based on the initial evaluation, creating an articulation between the sessions, that totaled in ten sessions, including evaluation and intervention. All the sessions were filmed, transcribed and analyzed by the psychopedagogue. At the end, we can see that the child benefited from the psychopedagogical intervention through the development of skills related to phonological awareness.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



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