Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18318
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AnaCarolinaBotelho_tcc.pdf526,56 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel-
dc.contributor.authorBotelho, Ana Carolina Severo-
dc.identifier.citationBOTELHO, Ana Carolina Severo. Alfabetização na perspectiva do letramento com uma criança com dificuldade de aprendizagem. 2017. 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo incentivar o processo de leitura e escrita com uma criança com dificuldades de aprendizagem. Utilizamos na pesquisa de intervenção a orientação da alfabetização na perspectiva do letramento. Assim, partimos do processo de codificação e decodificação do alfabeto, dos fonemas, da posição fonoarticulatória para a emissão dos fonemas, processos sintéticos articulados com a leitura. O eixo orientador das intervenções foi o processo de leitura e escrita a partir do livro “A casa sonolenta”. Participou deste estudo uma criança do sexo masculino com sete anos de idade, estudante do 2º ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada de ensino do Estado de Goiás. A intervenção foi realizada individualmente em uma sala de aula da própria escola. Foram realizadas dez sessões: duas de avaliação e oito de intervenção, cada sessão teve a duração de 60 minutos. Os resultados obtidos evidenciaram que a criança obteve novas competências como: ampliação da expressão oral, interação e participação mais autônoma, compreensão da posição fonoarticulatória, consciência em relação à correspondência entre fonemas e grafemas. Concluímos a importância de alfabetizar letrando, na repetição elaborativa das atividades propostas, bem como a mediação do outro no processo de aquisição de novas competências conceituais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - dificuldadespt_BR
dc.subject.keywordDistúrbios da aprendizagempt_BR
dc.titleAlfabetização na perspectiva do letramento com uma criança com dificuldade de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-11-20T11:03:30Z-
dc.date.available2017-11-20T11:03:30Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18318-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This study aimed to encourage the process of reading and writing to a child with learning difficulties. We use in intervention research the guidance of initial reading instruction on literacy perspective. So, we leave the process of encoding and decoding of the alphabet, the phonemes and position of phonological articulation to the issue of the phonemes, synthetic processes linked to the reading. The guiding axis of interventions was the process of reading and writing from the book “The Napping House". Participated in this study a boy child, he has seven years old. He is student of the second grade of elementary school. He studies in a privative school in Goiás State, Brazil. The intervention was carried out in a classroom of the school itself. We perform ten sessions: two of evaluations and eight interventions. Each session had duration of 60 minutes. The results obtained showed that the child gained new skills such as: oral expansion, interaction and participation more autonomous, understanding of phonological articulation, consciousness about to correspondence between phonemes and graphemes. We conclude the importance of teaching reading and writing at the same time, in elaborative repeat of the proposed activities, as well as the mediation of another in the process of acquisition of new conceptual skills.pt_BR
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons