Título: | A intervenção psicopedagógica em matemática : um estudo de caso com estudante do sétimo ano do Ensino Fundamental |
Autor(es): | Santos, Flávia Couceiro Sadeck dos |
Orientador(es): | Neves, Regina da Silva Pina |
Assunto: | Matemática - estudo e ensino Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) Intervenção psicopedagógica Pensamento autônomo Crianças - intervenção psicopedagógica |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 20-Nov-2017 |
Referência: | SANTOS, Flávia Couceiro Sadeck dos. A intervenção psicopedagógica em matemática: um estudo de caso com estudante do sétimo ano do Ensino Fundamental. 2017. 93 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo geral compreender como a Psicopedagogia, enquanto prática de avaliação e intervenção, beneficiaria um estudante de 7º ano do Ensino Fundamental, com diagnóstico de TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, no que se refere à construção de conhecimento matemático. Os objetivos específicos foram o de conhecer as competências e dificuldades do estudante na área da matemática; promover situações que ampliassem suas habilidades e minimizassem dificuldades, pelo desenvolvimento de novas competências; promover maior autonomia do estudante em relação ao seu conhecimento, principalmente resgatando os potenciais de pensamento autônomo e ativo. A metodologia utilizada (Fávero, 2011) consistiu na realização de 9 sessões de intervenção psicopedagógica, iniciadas por meio de 6 sessões de avaliação, seguidas de 3 sessões de intervenção psicopedagógica. As sessões de avaliação envolveram uma entrevista com o estudante, anamnese com a genitora, aplicação de prova do desenvolvimento cognitivo (Fávero, 2017), aplicação de instrumento para detecção de lacunas no conhecimento matemático (Pina Neves, 2017), dinâmica com a família e, por fim, um encontro informal com a professora de reforço escolar do estudante. As sessões de intervenção envolveram a construção de atividades por meio do uso de materiais concretos diversos, assim como propostas com situação-problema, com foco na ampliação do entendimento dos números racionais: décimos e representação fracionária, estes levantados por meio das sessões de avaliação. Os resultados mostraram que as sessões promoveram o desenvolvimento do conhecimento matemático, autonomia de pensamento, onde reflexões, autorregulação cognitiva e tomadas de consciência passaram a emergir, no que diz respeito à construção dos números racionais. Concluiu-se que a prática de intervenção psicopedagógica pode ser realmente geradora de transformações, quando realizada sistemática e dinamicamente. |
Abstract: | The general objective of the present study is to understand how the Psychopedagogy, as an assessment and intervention practice, would benefit a student enrolled in the 7th year of the Primary School, diagnosed with ADHD - Attention Deficit Hyperactivity Disorder, regarding the construction of mathematical knowledge. The specific objectives were: to know the skills and difficulties of the student in mathematics; to foster situations that could enhance his abilities and minimize difficulties by developing new skills; to promote greater independence of the student from his knowledge, mainly, in order to take back the potentials of an autonomous and active thinking. The methodology used (Favero, 2011) consists of 9 sessions of psychopedagogical intervention, which were initiated through 6 sessions of assessment, followed by 3 sessions of psychopedagogical intervention. The components of the assessment sessions were: an interview with the student, an anamnesis with his mother, an assessment test of cognitive development (Fávero, 2017), a tool to notice gaps in mathematical knowledge (Pina Neves, 2017), family dynamic and, an informal meeting with the student's teacher. The intervention sessions involved the construction of activities by handling diverse concrete materials as well as situation/problem propostions, focusing on the enhancement of the understanding of rational numbers: tenths and fractional representation, all raised by the assessment sessions. The results showed that the sessions promoted the development of mathematical knowledge, autonomous thinking, in which reflections, cognitive self-regulation and awareness, they all have emerged from the construction of rational numbers. The conclusion is that the psychopedagogical intervention practice could be generating transformations if systematically and dynamically performed. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
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