Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1830
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AurelianoMoraisDantas.pdf5,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Materiais orgânicos e produção de alface americana
Autor(es): Dantas, Aureliano Morais
Orientador(es): Figueiredo, Cícero Célio de
Assunto: Adubos e fertilizantes
Alface
Produtividade agrícola
Fertilizantes orgânicos
Data de apresentação: 18-Jul-2011
Data de publicação: 17-Ago-2011
Referência: DANTAS, Aureliano Morais. Materiais orgânicos e produção de alface americana. 2011. 38 f. il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O uso de materiais orgânicos como adubo ou como condicionador do solo é uma importante alternativa para uma agricultura sustentável. Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito de materiais orgânicos na produção de alface americana. O experimento foi conduzido na Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília, em um Latossolo Vermelho-Amarelo utilizando a cultivar americana Mauren. Foi utilizado o delineamento experimental blocos ao acaso, com três repetições. O esquema fatorial foi utilizado (3x5), sendo três materiais orgânicos e cinco doses. Os materiais utilizados foram: borra de café (BC); esterco de ovino (EO) e material húmico (Ribumin®) (R). Esses materiais foram aplicados nas seguintes doses: 0; 10; 20; 30; e 40 Mg ha-1. Foram avaliados altura de plantas (Alt); diâmetro de planta (Diam); massa fresca (MF); e massa seca (MS). Independente da dose, os materiais EO e R não se diferiram e apresentaram melhores desempenhos do que a BC em todas as variáveis analisadas. O EO e o R apresentaram crescimento linear para produção em doses crescentes e a BC efeito quadrático.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinára, 2011.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons