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Título: Uso de materiais didáticos para estudantes dos anos finais do ensino fundamental com dificuldades de aprendizagem : Colégio Estadual Vale da Esperança
Autor(es): Santos, Maria Regina Carneiro dos
Orientador(es): Wolff, Eliete Ávila
Coorientador(es): Araújo, Joniana Soares de
Assunto: Educação rural
Práticas pedagógicas
Aprendizagem - dificuldades
Material didático
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 16-Nov-2017
Referência: SANTOS, Maria Regina Carneiro dos. Uso de materiais didáticos para estudantes dos anos finais do ensino fundamental com dificuldades de aprendizagem: Colégio Estadual Vale da Esperança. 2017. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é estudar a contribuição que os materiais didáticos podem oferecer para estudantes com dificuldades de aprendizagem no Colégio Estadual Vale da Esperança, com o intuito de auxiliar no processo formativo e pedagógico. Este trabalho foi desenvolvido no Colégio Estadual Vale da Esperança, no município de Formosa - GO, aproximadamente a 75km da cidade de mesmo nome. Trata-se de uma escola camponesa que atende toda a região do Vale Paranã, rio afluente da região. A pesquisa foi resultante de um estudo de caso. Foram aplicados questionários semi-abertos a 47 estudantes do sexto ao nono ano e a 6 professores que atuam nestas turmas, para conhecer sua percepção sobre o uso de materiais didáticos. Encontramos que para os professores a aprendizagem através da utilização de materiais didáticos em sala de aula será mais efetiva está fortemente associada à sua ligação e sentido dentro do processo de aprendizagem. É encarada como uma necessidade, pois, a diversificação de materiais é fundamental já que o contexto escolar é limitado. Foram identificadas algumas crianças com dificuldades de aprendizagem desde o período de estágio na escola, através da observação, e suas respostas foram comparadas com a das crianças que não apresentam muitas dificuldades. Para ambos os grupos, os materiais didáticos consistem em recursos necessários dentro da escola para ampliar o interesse dos estudantes. Compreendemos, a partir da pesquisa, que apesar de que existem poucos materiais didáticos, a escola utiliza diversos recursos para auxiliar no processo de aprendizagem. Porém, para além da realidade local, o sistema escolar possui limitações estruturais que impedem, de maneira geral, o desenvolvimento global do estudante.
Abstract: The objective of this research is to study the contribution that didactic materials can offer to students with learning difficulties in vale da esperança state college, in order to assist in the formative and pedagogical process. This work was developed at vale da esperança state college, in the municipality of formosa - go, approximately 75km from the city of the same name. It is a peasant school that serves the whole region of the parana valley, a tributary river of the region. The research was the result of a case study. Semi-open questionnaires were applied to 47 students from the sixth to the ninth year and to six teachers who work in these classes to know their perception about the use of didactic materials. We find that for teachers, learning through the use of teaching materials in the classroom will be more effective is strongly associated with their connection and meaning within the learning process. It is seen as a necessity because, the diversification of materials is fundamental since the school context is limited. Some children with learning difficulties were identified from the period of traineeship through observation, and their responses were compared with those of children who did not present many difficulties. For both groups, didactic materials consist of necessary resources within the school to broaden student interest. We understand, from the research, that although there are few didactic materials, the school uses several resources to aid in the learning process. However, in addition to the local reality, the school system has structural limitations that generally impede the student's overall development.
Resumén: El objetivo de esta investigación es estudiar la contribución que los materiales didácticos pueden ofrecer para estudiantes con dificultades de aprendizaje en el Colegio Estadual Valle de la Esperanza, con el propósito de auxiliar en el proceso formativo y pedagógico. Este trabajo fue desarrollado en el Colegio Estadual Valle de la Esperanza, en el municipio de Formosa - GO, aproximadamente a 75km de la ciudad del mismo nombre. Se trata de una escuela campesina que atiende toda la región del Valle Paraná, río afluente de la región. La investigación fue resultado de un estudio de caso. Se aplicaron cuestionarios semi abiertos a 47 estudiantes del sexto al noveno año ya 6 profesores que actúan en estas clases para conocer su percepción sobre el uso de materiales didácticos. Encontramos que para los profesores el aprendizaje a través de la utilización de materiales didácticos en el aula será más efectiva está fuertemente asociada a su conexión y sentido dentro del proceso de aprendizaje. Se considera como una necesidad, pues, la diversificación de materiales es fundamental ya que el contexto escolar es limitado. Se identificaron algunos niños con dificultades de aprendizaje desde el período de prácticas en la escuela, a través de la observación, y sus respuestas fueron comparadas con la de los niños que no presentan muchas dificultades. Para ambos grupos, los materiales didácticos consisten en recursos necesarios dentro de la escuela para ampliar el interés de los estudiantes. Comprendemos, a partir de la investigación, que a pesar de que existen pocos materiales didácticos, la escuela utiliza diversos recursos para auxiliar en el proceso de aprendizaje. Pero, además de la realidad local, el sistema escolar tiene limitaciones estructurales que impiden, de manera general, el desarrollo global del estudiante.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



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