Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18260
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RegyaneDeQueirozCarvalho_tcc.pdf4,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As características do contexto produtivo de distribuição de hortifrútis e custo humano do trabalho: um estudo de caso
Autor(es): Carvalho, Regyane de Queiroz
Orientador(es): Guimarães, Magali Costa
Assunto: Trabalho
Ergonomia
Trabalhadores
Data de apresentação: 28-Jun-2017
Data de publicação: 14-Nov-2017
Referência: CARVALHO, Regyane de Queiroz. As características do contexto produtivo de distribuição de hortifrútis e custo humano do trabalho: um estudo de caso. 2017. 114 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo, de natureza exploratória e descritiva, investiga o Contexto Produtivo de distribuição de hortifrútis e a atividade de trabalho de carregadores, atividade está comum no referido contexto. Trata-se de uma organização localizada na CEASA – Centrais de Abastecimento do Distrito Federal. Para tal investigação foi realizada a caracterização das dimensões que integram o Contexto de Produção de Bens e Serviços: as Condições do Trabalho, a Organização do Trabalho e as Relações Socioprofissionais; bem como as caraterísticas da atividade de trabalho dos carregadores e seu impacto sobre o Custo Humano do Trabalho. A escolha desse setor se deu por falta de estudos realizados neste tipo de contexto produtivo e envolvendo os trabalhadores que nele atuam. Para o alcance dos objetivos propostos, foram utilizados como instrumento de coleta de dados formulários, entrevistas e observações. O estudo demonstrou que, apesar da percepção positiva da organização pelos trabalhadores, há necessidades de melhorias de forma a reduzir principalmente o Custo Humano Físico do Trabalho. Este se caracteriza como elevado para os trabalhadores. O carregamento de peso, muito acima de níveis definidos pelas normas de segurança, pode levar ao sofrimento e adoecimento dos trabalhadores. Neste sentido, Foi refletido sobre possíveis modificações considerando as características do contexto, da atividade e das exigências e problemas identificados. Com o estudo, constatou-se que as pesquisas neste elo da cadeia, são essenciais para melhor entendimento em falhas e riscos que envolvem o trabalhador e as adequações que as organizações são propostas a fazer.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Departamento de Gestão de Agronegócios, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão de Agronegócios - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons