Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18252
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ThiagoVitorGontijoHermeto.pdf612,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência da biometria no potencial germinativo de Annona crassiflora Mart.
Autor(es): Hermeto, Thiago Vitor Gontijo
Orientador(es): Martins, Rosana de Carvalho Cristo
Coorientador(es): Martins, Ildeu Soares
Assunto: Araticum
Sementes - qualidade
Condutividade elétrica
Data de apresentação: Jun-2017
Data de publicação: 14-Nov-2017
Referência: HERMETO, Thiago Vitor Gontijo. Influência da biometria no potencial germinativo de Annona crassiflora Mart. 2017. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Annona crassiflora Mart. é uma espécie frutífera nativa do Cerrado que apresenta potencial econômico e demanda no mercado. Entretanto, sua produção ainda é baixa e grande parte da sua comercialização é informal e oriunda do extrativismo predatório, colocando em risco as populações nativas. Com o intuito de estudar o processo germinativo das sementes desta espécie e identificar a possível influência do tamanho das sementes foram conduzidos testes de biometria, condutividade elétrica e germinação em sementes provenientes de 6 matrizes de área de cerrado sentido restrito, da Fazenda Água Limpa – UnB, em Vargem Bonita - DF. Para a realização dos testes, os frutos foram beneficiados e suas sementes classificadas em pequenas médias ou grandes, em função do seu comprimento. A partir do teste de biometria das sementes, foi possível calcular comprimento médio das sementes, 18,77 milímetros; a porcentagem média de ataque de pragas às sementes de 14,8%; e a quantidade média de 84 sementes por fruto. As análises estatísticas evidenciaram que não existe diferença significativa entre o vigor fisiológico obtido para cada classe de tamanho das sementes pelo teste de condutividade elétrica. Com base na análise de variância e o teste de Tukey foi possível constatar a significância do fator tamanho da semente para o número de sementes germinadas ao final do teste de germinação, sendo as sementes pequenas as que obtiveram maior sucesso germinativo. O desenvolvimento de fungos não foi estatisticamente diferente para as diferentes classes de tamanho; entretanto, o desenvolvimento destes microrganismos foi mais intenso nas sementes maiores, dificultando a absorção de água. Ao final de 32 dias do teste de germinação, obteve-se 4,51% de semente de Annona crassiflora Mart. germinadas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons