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dc.contributor.advisorDantas, Edmundo Brandão-
dc.contributor.authorMagalhães, André Vilas Bôas-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, André Vilas Bôas. A obsolescência programada e o comportamento do consumidor com relação aos gadgets. 2017. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho apresenta uma análise a respeito do comportamento do consumidor quando se trata de dispositivos eletrônicos de uso pessoal (gadgets) e a relação com o fenômeno da obsolescência programada. Tal fenômeno é desconhecido por muitas pessoas e há poucos estudos e teorias, principalmente no Brasil. Por esse motivo, primeiramente, buscou-se apresentar o conceito de obsolescência programada. Em seguida, o trabalho buscou traçar um paralelo entre os hábitos de consumo de gadgets pelos brasileiros e a influência da obsolescência programada como estratégia de marketing. Dados de consumo de tais dispositivos foram cruzados para tentar compreender como se dá essa relação. Ao desenvolver o estudo, foi realizada uma pesquisa que procurou obter resultados que pudessem evidenciar até que ponto a obsolescência programada exerce influência sobre as decisões de compra.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordObsolescência programadapt_BR
dc.subject.keywordMarketingpt_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.keywordConsumo (Publicidade)pt_BR
dc.titleA obsolescência programada e o comportamento do consumidor com relação aos gadgetspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-11-14T11:34:11Z-
dc.date.available2017-11-14T11:34:11Z-
dc.date.submitted2017-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18250-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The work carried out presents an analysis about the behavior of the consumer when it comes to electronic devices for personal use (gadgets) and the relation with the phenomenon of planned obsolescence. Such phenomenon is unknown by many people and there are few studies and theories, mainly in Brazil. For this reason, we first sought to present the concept of planned obsolescence. Then, the work sought to draw a parallel between the habits of consumption of gadgets by brazilians and the influence of planned obsolescence as a marketing strategy. Consumption data from such devices have been crossed to try to understand how this relationship occurs. In developing the study, a research was carried out that sought to obtain results that could show the extent to which planned obsolescence influences purchasing decisions.pt_BR
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