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dc.contributor.advisorRibeiro, Daniela Prometi-
dc.contributor.authorGomes, Brenda Cruz-
dc.identifier.citationGOMES, Brenda Cruz. Uma análise das obras da literatura surda infantil do Brasil. 2016. 33 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho versa sobre literatura infantil, literatura surda, cultura surda e os tipos de produção escrita para e pelo o povo surdo. Esses itens são seções que delineiam temas como identidade, representatividade, diversidade, resiliência, empoderamento, valorização da língua de sinais brasileira e escrita de sinais, com o objetivo de, a partir dessa discussão, analisar o que já foi produzido e publicado por editoras, além de, tratando-se de materiais bilíngues e trilíngues na linha da Literatura Surda Brasileira, analisar quem são os autores – se são surdos ou ouvintes –, quais foram os gêneros textuais mais prestigiados, o ano de publicação e o tipo de produção – tradução, adaptação ou criação –. Para a metodologia de pesquisa e a análise de dados dessas obras, fez-se um recorte temporal, delimitado pela própria investigação, do ano de 1999 a 2015; obtendo como resultado números interessantes e inesperados em relação às questões levantadas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLivrospt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subject.keywordBilinguismopt_BR
dc.titleUma análise das obras da literatura surda infantil do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-11-14T11:01:28Z-
dc.date.available2017-11-14T11:01:28Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18243-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This article expoun on children's literature, deaf literature, deaf culture and the types of production written by and for deaf people. These items are sections that outlined issues such as identity, representativity, diversity, resilience, empowerment, appreciation of the Brazilian sign language and written signs, with the aim of, from that discussion consider what has already been produced and published by publishers, plus, in the case of bilingual and trilingual materials in line of the Brazilian deaf literature, who are the authors - if they are deaf or hearing - which were the most prestigious textual genres, year of publication and the type of production - translation, adaptation or creation -. For the research methodology and data analysis of these works, was made a time frame, delimited by the investigation, from 1999 to 2015; obtaining as a result interesting and unexpected numbers in relation to the issues raised.pt_BR
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