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dc.contributor.advisorBertussi, Geovana Lorena-
dc.contributor.authorCarneiro, Renata Cleto-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Renata Cleto. Multimodalidade: conceitos, análises e limitações para o caso brasileiro. 2016. 94 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Departamento de Economia, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho é apresentar o transporte multimodal como alternativa para a maior eficiência da infraestrutura de transporte no Brasil e maior competitividade dos produtos brasileiros na exportação. Para isso, buscou-se definir a multimodalidade e apontar as suas principais vantagens para o transporte, mostrar como este sistema já é muito utilizado em outros países, principalmente em países desenvolvidos e qual a situação atual desse sistema no Brasil. Além disso, são expostos os principais entraves para o desenvolvimento da multimodalidade no Brasil e a percepção das empresas que operam nesse setor sobre as dificuldades que ele ainda apresenta, através de questionário feito pela ANTT e disponibilizado para este trabalho. Por fim,o projeto de escoamento de grãos do Mato Grosso pela região do Arco Norte do país é analisado por meio de estudo feito através de acordo firmado entre Holanda e ANTT para a implantação de um corredor logístico mais eficiente para as exportações brasileiras. Esse estudo também analisa aFerrogrão, projeto de ferrovia de grande interesse para empresas transportadoras de grãos, pois permite exportação pelos portos da região Norte mais facilmente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTransportes - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordTransporte multimodalpt_BR
dc.titleMultimodalidade : conceitos, análises e limitações para o caso brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-11-14T09:35:13Z-
dc.date.available2017-11-14T09:35:13Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18229-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.contributor.advisorcoNeves, Carlos Eduardo Véras-
dc.description.abstract1The purpose of this study is to present the multimodal transport as an alternative which would lead to greater efficiency of the transport infrastructure in Brazil and greater competitiveness of Brazilian products in exports. For this, we sought to define multimodality, and to point out its main advantages, for transportation, to show how this system is already widely used in other countries, mainly in developed countries, and what the current situation of this system in Brazil is. Moreover, it discusses the main obstacles facing the development of multimodality in Brazil. The perception of the companies that operate in this sector on the difficulties that it still presents is also addressed through a questionnaire made by ANTT and available for this study. Finally, Mato Grosso’s grain drainage project through the Northern Arc region of the country is analyzed through a study made by the agreement between the Netherlands and ANTT for the implementation of a more efficient Brazilian exports logistics corridor. This study also analyses the Ferrogrão, a project of a railroad of high interest to the grain transporters, as it facilitates exportation through the North ports.pt_BR
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