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dc.contributor.advisorGauche, Ricardo-
dc.contributor.authorBezerra, Monica Rodrigues-
dc.identifier.citationBEZERRA, Monica Rodrigues. Argumentos de licenciandos para o ensino de química. 2017. vi, 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de química na perspectiva da cidadania destaca uma atividade docente que desenvolva habilidades necessárias para a tomada de decisão em uma sociedade considerada tecnocientífica. A formação inicial de professores é parte fundamental para esse processo, portanto esse trabalho analisou quais argumentos licenciandos do curso de química da Universidade de Brasília apresentaram para defender o ensino de química na educação básica. A partir dessa análise, foi possível conhecer também quais as percepções da natureza da ciência e, por conseguinte percepções sobre letramento científico que esses estudantes apresentaram, o que corroborou para uma reflexão sobre quais os impactos do curso de licenciatura química nos estudantes. A metodologia utilizada consistiu na análise de cartas redigidas pelos estudantes em resposta a uma publicação da atriz Denise Fraga, no jornal Folha de São Paulo, na qual a atriz questiona a necessidade de ensinar química nas escolas. Participaram dessa pesquisa alunos que cursavam o primeiro semestre no início de 2017 e alunos formandos do final de 2016. Os resultados apontaram haver uma evolução no pensamento dos estudantes em relação a letramento científico e percepções da natureza da ciência, entretanto também apontaram haver uma necessidade de uma maior participação de aspectos sobre epistemologia da ciência no currículo de licenciatura química. Conhecer a natureza da ciência e suas relações com a sociedade deve ser parte fundamental de um curso de formação inicial de professores, a fim de formar professores que busquem um real letramento científico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordAbordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade)pt_BR
dc.subject.keywordCidadaniapt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordLetramento científicopt_BR
dc.titleArgumentos de licenciandos para o ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-11-08T17:18:23Z-
dc.date.available2017-11-08T17:18:23Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18214-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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