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dc.contributor.advisorFreitas, Maria de Lourdes Lazzari de-
dc.contributor.authorAlarcão, Laene do Santos-
dc.identifier.citationALARCÃO, Laene do Santos. O ambiente de trabalho docente na percepção dos professores de Ciências Naturais de escolas públicas. 2016. [23] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa foi realizada em instituições de ensino urbana Pública de Sobradinho – DF no intuito de investigar as percepções dos professores de Ciências Naturais a respeito da qualidade do ambiente de trabalho e do ensino oferecido aos seus alunos, identificando se há uma relação entre qualidade do ambiente de trabalho e qualidade de ensino. E também analisar a sua satisfação com o trabalho docente fazendo uma analise qualitativa dos dados levantados, por meio de uma entrevista semi-estruturada com professores de Ciências Naturais da rede pública de ensino, com pelo menos um ano de experiência. É de suma importância para a formação dos futuros professores de Ciências Naturais, se familiarizarem com o possível futuro ambiente de trabalho, assim como também identificar suas limitações a respeito da infraestrutura da escola, falta de recursos financeiros e didáticos, aprender a lidar com a diversidade cultural e socioeconômica dos alunos assim como também sua falta de interesse. Os riscos da saúde física e/ou mental do professor vindo de hábitos docentes e benefícios como, por exemplo, autonomia e liberdade em sala de aula. Contudo melhor se preparar para a vida docente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordQualidade (Educação)pt_BR
dc.subject.keywordProfessores - saúdept_BR
dc.subject.keywordAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.titleO ambiente de trabalho docente na percepção dos professores de Ciências Naturais de escolas públicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-11-07T14:51:08Z-
dc.date.available2017-11-07T14:51:08Z-
dc.date.submitted2016-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18197-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The survey was conducted in public urban educational institutions Sobradinho - DF in order to investigate the perceptions of teachers of Natural Sciences about the quality of the work environment and education offered to their students, identifying whether there is a relationship between environmental quality work and teaching quality. And analyze their satisfaction with the teaching work making a qualitative analysis of the data collected through a semi-structured interview with teachers of Natural Sciences teaching the public network, with at least one year of experience. It is of paramount importance to the training of future teachers of Natural Sciences, familiarize themselves with the possible future working environment, as well as identify their limitations regarding school infrastructure, lack of financial and educational resources, learn how to deal with diversity cultural and socioeconomic students as well as their lack of interest. The risks of physical and / or mental teacher come from teaching habits and benefits, for example, autonomy and freedom in the classroom. However better prepare for teaching life.pt_BR
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