Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18137
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CamilaNobregaDeAraujo_tcc.pdf571,63 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRotta, Jeane Cristina Gomes-
dc.contributor.authorAraújo, Camila Nóbrega de-
dc.identifier.citationARAÚJO, Camila Nóbrega de. Concepção de professores e a experimentação no ensino de Ciências em escolas públicas de Planaltina-DF. 2017. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO uso de recursos e estratégias didáticas quando propostos com fins pedagógicos tornam-se ferramentas muito importantes na educação. A experimentação quando inserida com uma perspectiva investigativa, pode proporcionar uma série de contribuições significativas no processo de ensino aprendizagem do estudante. Cabe ao professor todo planejamento, com delineamento de objetivos claros para que as atividades práticas possam servir de apoio na sua docência. Com base nisso, o objetivo da pesquisa foi investigar as concepções de professores de Ciências de anos finais do Ensino Fundamental de Escolas Públicas da região de Planaltina-DF sobre a importância da experimentação no ensino, bem como a influência da formação desses professores nesse contexto. Utilizamos de um questionário misto, composto por questões abertas e fechadas para coleta de dados. Ao final da pesquisa observou-se que alguns professores apresentam dificuldades em trabalhar com experimentação fora de um laboratório tradicional, e que a formação de professores nessa área tem uma predominância sobre essas concepções. No entanto, o presente estudo destacou que mesmo com fatores limitantes, mais da metade dos professores da amostra utilizam a experimentação em suas aulas com materiais alternativos e de baixo custo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordPrática de ensino - ciênciaspt_BR
dc.subject.keywordCiências - ensino - experimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordExperimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.titleConcepção de professores e a experimentação no ensino de Ciências em escolas públicas de Planaltina-DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-11-01T15:20:58Z-
dc.date.available2017-11-01T15:20:58Z-
dc.date.submitted2017-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18137-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons