Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18130
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AmanndaCristinaMeireles.pdf872,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Evasão universitária : uma análise dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília
Autor(es): Meireles, Amannda Cristina
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Evasão universitária
Estudantes universitários - Ciências Contábeis
Data de apresentação: Jun-2017
Data de publicação: 1-Nov-2017
Referência: MEIRELES, Amannda Cristina. Evasão universitária: uma análise dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. 2017. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A evasão universitária é um fenômeno presente em muitos países, fatores para explicar tal fenômeno diferem de acordo com a cultura, condições financeiras, tempo, motivação, entre outros. A evasão universitária é um grande problema que despertou o interesse de pesquisas para apurar causas e consequentemente buscar soluções para essa problemática. Em razão disso, foi realizada uma análise no curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, no período do primeiro semestre letivo de 2007 ao segundo semestre letivo de 2016. Essa análise consiste em dados fornecidos pela própria universidade, onde se busca explicar a relevância de certos fatores na evasão dos alunos. As variáveis utilizadas são evasão quanto ao gênero/sexo do aluno evadido, quantidade por período, formas de desligamento (onde o aluno reside, distância até a universidade) e se ingressaram pelo sistema de cotas ou universal. A metodologia aplicada foi a análise de dados fornecidos pela Universidade de Brasília via sistema SEI, tais dados foram dos 839 alunos evadidos no período de 2007/1 a 2016/2 do curso de graduação de Ciências Contábeis. Diante da análise de dados dos 839 alunos evadidos no curso de Ciências Contábeis no período de 2007/1 a 2016/2, conclui-se que mais da metade dos alunos evadidos são do sexo masculino (68,4%) e 82% fazem parte dos que ingressaram na universidade pelo sistema universal. O maior percentual apresentado quanto a forma de desligamento foi 32,65% e diz respeito ao aluno que não cumpriu a condição e quanto aos períodos os que apresentam maior quantidade de alunos evadidos estão entre 2011/1 a 2014/1.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons