Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/18128
Título: | Transição do ensino fundamental I para o ensino fundamental II : as dificuldades de ensino e aprendizagem em Ciências Naturais na visão do professor |
Autor(es): | Guedes, Aline Muniz |
Orientador(es): | Falcomer, Viviane Aparecida da Silva |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Aprendizagem - dificuldades Dificuldades escolares Distúrbios da aprendizagem |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 1-Nov-2017 |
Referência: | GUEDES, Aline Muniz. Transição do ensino fundamental I para o ensino fundamental II: as dificuldades de ensino e aprendizagem em Ciências Naturais na visão do professor. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017. |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre as dificuldades de ensino e aprendizagem em Ciências Naturais na transição do Ensino Fundamental 1 (EF1) para o Ensino Fundamental 2 (EF2) a partir da percepção do professor. A pesquisa foi realizada com oito professores do 5º ano do EF1 e treze professores do 6º ano do EF2 na cidade de Planaltina Distrito Federal. Com o objetivo de identificar quais conteúdos os professores apresentam maiores dificuldades em ministrar, dentre os conteúdos obrigatórios ao 5º e 6º anos. A metodologia empregada foi a qualitativa, através de aplicação questionários distintos, para os professores as duas series. Com este estudo, constatei que os professores dos 5º anos apresentam dificuldades maiores com os conteúdos de ambiente e recursos tecnológicos e os alunos apresentam maiores dificuldades com os demais conteúdos. Os professores dos 5º anos apresentam maiores dificuldades em ministrar as aulas, se comparado com os professores dos 6º anos. Na visão de seus professores, os alunos de 6º ano apresentam mais dificuldades de aprendizagem dos conteúdos quando comparados aos alunos de 5º ano. Com isso, constatamos que essas dificuldades podem ter surgido no período de transição do EF1 para o EF2. Com esse trabalho espera-se promover a reflexão sobre o ensino e a aprendizagem no período da transição do EF1 para o EF2, não somente na disciplina de Ciências Naturais, mas em todas as disciplinas que por ventura tenha dificuldades com os conteúdos após essa etapa da transição. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2017. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons