Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/18126
Título: | Relação família-escola na perspectiva de pais/responsáveis e professores : uma aproximação possível |
Autor(es): | Alves, Adriana Pereira |
Orientador(es): | Paiva, Olgamir Amância Ferreira de |
Assunto: | Família e escola Aprendizagem Educação - participação dos pais |
Data de apresentação: | Jun-2017 |
Data de publicação: | 1-Nov-2017 |
Referência: | ALVES, Adriana Pereira. Relação família-escola na perspectiva de pais/responsáveis e professores: uma aproximação possível. 2017. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho investiga a relação família – escola, em uma escola da rede pública de ensino de Planaltina - DF. A expectativa era identificar a relação família-escola na perspectiva de pais/responsáveis e professores. Para tanto, a pesquisa realizada tem uma abordagem qualitativa e a coleta de dados se deu por meio de questionários aplicados aos pais de uma turma da educação integral e professores da escola com o propósito de analisar essa relação na formação dos estudantes, a relação família-escola e a participação dos pais nas atividades propostas pela escola. A turma pesquisada possui 36 estudantes dos quais 13 pais/responsáveis devolveram o questionário respondido e 18 compareceram à reunião de pais. Analisando os questionários de pais e professores pôde-se perceber que todos acham importante a parceria família-escola, mas que a escola não tem projetos que envolva as duas instituições, os único momentos em que os pais são convidados a comparecer à escola é na reunião de pais e quando o estudante apresenta algum desvio de comportamento. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons