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Título: City Branding : a cidade, o morador e o turismo: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília a partir da percepção de seus residentes
Autor(es): Teixeira, Daniel Sousa Noble
Orientador(es): Brasileiro, Iara Lucia Gomes
Assunto: Branding (Marketing)
Identidade cultural
Turismo
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 31-Out-2017
Referência: TEIXEIRA, Daniel Sousa Noble. City Branding: a cidade, o morador e o turismo: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília a partir da percepção de seus residentes. 2017. 77 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: As cidades podem ser entedidas como espaços complexos de trocas e de experiências sociais. Em um mundo globalizado, a busca pela diferenciação e pelo posicionamento justificam a adoção cada vez mais recorrente de práticas de marketing vinculadas à promoção de destinos, a fim de estabelecer uma marca única e relevante. Contudo, é reconhecido que, dificilmente, atores locais, os cidadãos, e a sua percepção em relação à sua própria imagem são inseridos na tomada de decisão e na concepção de políticas de promoção. Como uma reflexão e uma alternativa mais integrada, o conceito de City Branding e suas aplicações trazem a participação local e a sua identidade como impulsionadores de investimentos. O objetivo do presente trabalho é analisar as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília como destinos turísticos, a partir da percepção de seus moradores, à luz do conceito de City Branding. Nesse sentido, a pesquisa teve como pergunta norteadora: considerando ser um aspecto importante para o desempenho de destinos turísticos, de que modo cidades de grande representação no turismo brasileiro, a exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro, e a própria cidade do pesquisador são percebidas pelo seu morador? A metodologia utilizada na pesquisa foi aplicação de questionário online, tendo como referência o indicador da marca-cidade - Anholt-GfK City Brands Index e suas variáveis, além do levantamento e revisão bibliográfica a respeito dos conceitos de City Branding, Imagem e Branding e da contextualização dos locus de estudo. Com a pesquisa foi possível aproximação com a vivência do morador e seus resultados mostraram que antes de estabelecer um lugar como produto, é preciso saber sustentá-lo e que, de fato, a participação e o envolvimento do morador da cidade é fundamental na construção de sua marca que, no final, será seu principal “cartão de visitas”.
Abstract: Cities can be understood as complex spaces of social exchanges and experiences. In a globalized world, the pursuit for differentiation e positioning justifies the adoption increasingly applicant of marketing practises related to the promotion of destinations, in order to establish an unique and relevant brand. However, it is known that hardly the local actors and your perception in relation to your own image is inserted in decision making and in the design of promotion policies. As a reflexion and a more integrated alternative, the concept of City Branding and your applications brings the local participation and your identity as a booster of investments. The objective of this work is to analyze the cities of São Paulo, Rio de Janeiro and Brasilia as tourist destinations, based on the perception of their residents, in light of the concept of City Branding. In this sense, the research had as guiding question: whereas being an important aspect for developing touristic destinations, how cities of great represetation in the brazilian tourism, as São Paulo and Rio de Janeiro, and how the own city of the researcher are perceived by your resident? The methodology used in the research was the application of online questionanaire, having as reference the city-brand indicator - Anholt-GfK City Brands Index and your variables, in addition to the bibliographical survey and revision regarding the concepts of City Branding, Image and Branding and contextualization of the locus of study. With the research it was possible to approach the resident’s experience and your results showed that before establishing a place as a product, it is necessary to know how to sustain it and that, in fact, a participation and involvement of the city's resident is fundamental in building its brand which, in the end, will be its main "visiting card".
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017.
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