Resumo: | A difusão e o aperfeiçoamento da informática, de modo especial a internet, trouxeram uma série de transformações sociais, pois, muito além de “estreitar” as grandes distâncias existentes entre os indivíduos e sociedades em diversos aspectos, a internet tem realizado uma transformação inegável em âmbito mundial, eliminando barreiras que antes eram “praticamente intransponíveis”, não só espaciais, mas também temporais, além de conquistar um espaço cujas proporções são, hoje, inimagináveis. Ante o exposto, o processo de ensino aprendizagem necessita também ser repensado, diante uma realidade de incontáveis transformações trazidas pela internet, que constitui um espaço próprio onde a escrita ganha espaço. Até porque esta última, como ato particular da língua, é o que estrutura a base do avanço tecnológico, representado pelas características que hoje o mundo virtual detém. Diante desse cenário, justifica-se a discussão sobre um tema de relevante importância, que é reconhecer a internet como uma importante aliada no processo de construção do sentido, além de concebê-la como uma poderosa arma que pode favorecer o ensino de língua, quando lidamos, por exemplo, com aspectos importantes para a formação do aluno, como: intertextualidade, interação textual e referenciação. Destaca-se, aqui, a possibilidade do trabalho com a internet como uma ferramenta preponderante no processo de construção do saber, quando se objetiva aliar o ensino-aprendizagem de língua portuguesa com a realidade de mundo do aluno do século XXI, fazendo desse um indivíduo crítico e, sobretudo, cidadão. Por fim, se faz necessário, observar, entender e aplicar na educação o conhecimento a respeito das novas implicações que proporciona a influência das novas tecnologias, e, sobretudo, verificar como se apresenta a construção dos sentidos, a coerência textual e outras dimensões da língua influenciadas pelo ambiente hipertextual. |