Título: | Acervo do Dulcina de Moraes : Fundação Brasileira de Teatro : histórias e análises (2015) |
Autor(es): | Lucena, Talita Ávila |
Orientador(es): | Carrijo, Elizângela |
Assunto: | Museus Museus - Brasília (DF) Artes cênicas Memória Museus - administração da coleção |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 31-Out-2017 |
Referência: | LUCENA, Talita Ávila. Acervo do Dulcina de Moraes: Fundação Brasileira de Teatro: histórias e análises (2015). 2016. 105 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar as possíveis trajetórias e a situação do “Acervo do Dulcina de Moraes – Fundação Brasileira de Teatro”, em 2015. Apresentando o material acumulado e construído ao longo dos mais de setenta anos de carreira da artista e guardado hoje no subsolo do prédio da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, no Setor de Diversão Sul, em Brasília – atualmente fechado para visitação pública e com acesso limitado pela instituição. Nesse sentido, a abordagem metodológica mista, quantitativa e qualitativa, dividia em cinco etapas de procedimentos, favoreceu a realização das entrevistas e do arrolamento das peças. Identificamos, como resultados, quase três metros de documentos em papel (cartas, diários, planos de aula...) e 4478 unidades de objetos tridimensionais guardados no Acervo (figurinos, objetos de cena, móveis...). Essas informações sobre o conjunto documental foram listadas, organizadas e sistematizadas de forma a evidenciar a composição química de cada item, e assim mostrando em tabelas a existência de 4375 objetos orgânicos; 71 inorgânicos e 32 mistos. Do mesmo modo, por meio das entrevistas orais coletadas, reportagens e livros entrecruzamos interpretamos as possíveis trajetórias do acervo, enquanto constituição ao longo do tempo, tentativas de organização e de tratamento, responsáveis legais e situação geral. Concluímos que o acervo se mostra fértil para intervenções e análises museológicas e clama por tratamentos especializados antes de qualquer abertura para o público. Porque o conjunto documental está carente de cuidados e de organizações básicas, embora ainda seja possível visualizarmos detalhes dos originais e perceber com clareza a importância desse patrimônio para cultura teatral. Essas desejosas e possíveis ações (seja da instituição ou dos órgãos governamentais) trariam um modo efetivo de respeito pela memória da atriz que tanto contribuiu para o amadurecimento da história do teatro brasileiro. |
Abstract: | This paper aims to describe and analyze the possible trajectories and the situation of "Dulcina de Moraes’s Collection - Brazilian Theater Foundation" in 2015. Introducing the material that has been accumulated and built up over more than seventy years of the artist's career and kept today in the basement of the building of the Faculty of Arts Dulcina de Moraes in the South Entertainment Sector in Brasilia - currently closed for public viewing and limited access by the institution. In this sense, the mixed quantitative and qualitative methodological approach, divided into five stages procedures favored the interviews and enrollment parts. Identified, as a result, almost three meters of paper documents (letters, diaries, lesson plans ...) and 4478 units of three-dimensional objects stored in the Collection (costumes, props, furniture...). This set of documents was listed, organized and systematized in order to highlight the chemical composition of each item, showing the existence of 4375 organic objects; 71 and 32 inorganic mixed. As such, among the collected oral interviews, reports and books we crossed the possible trajectories of the collection, while setting up over time, attempts to organize and treatment, legal guardians and the general situation. We concluded that the collection proves the need for both interventions and museum analyzes and it requests specialized treatments before any opening to the public. Because the set of documents is in need of care and basic organizations, although it is still possible to visualize details in the documents and understand clearly the importance of this heritage for theatrical culture. Those willing and possible actions (whether the institution or government agencies) would bring an effective way of respect for the memory of Ms. Moraes, the actress who contributed to the maturing of the history of Brazilian theater. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) —Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Museologia, 2016. |
Aparece na Coleção: | Museologia
|