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Título: Faça o que digo, principalmente o que faço : perfil dos egressos de comunicação organizacional da UnB
Autor(es): Ferrandini, Mariana Rabelo Cunha
Orientador(es): Fausto Neto, Tiago Quiroga
Assunto: Estudantes universitários
Comunicação organizacional
Mercado de trabalho
Data de publicação: 31-Out-2017
Referência: FERRANDINI, Mariana Rabelo Cunha. Faça o que digo, principalmente o que faço: perfil dos egressos de comunicação organizacional da UnB. 2017. 145 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo desta monografia é apresentar um dos traços do perfil do egresso apoiado na percepção que caracteriza hoje os diálogos e impasses entre a realidade do mercado de comunicação organizacional no DF e a formação no âmbito da Universidade de Brasília. Qual é, de fato, a reciprocidade entre o que o curso propõe e o que o mercado do DF espera? O curso realmente prepara o aluno para este novo mercado? Que mercado seria esse? Tais questões foram respondidas a partir de pesquisa empírico-quantitativa com os egressos do curso de Comunicação Organizacional da UnB, e teve como propósito prático constituir um perfil relativo deste novo profissional em comunicação organizacional, o qual permitisse então responder acerca dos vínculos que aproximam essa inédita formação universitária ao seu respectivo mercado de trabalho no DF. As reflexões puderam ser realizadas a partir de fundamentos teóricos e interpretativos que possibilitaram a constituição, e posterior análise, do questionário junto aos egressos formados desde 2014. As principais características apontadas como pertencentes desse profissional são relativas ao pressuposto da percepção desses egressos quanto à própria formação. O perfil, portanto, condiz com o desenhado, ainda em fins de consolidação, pelo Projeto Pedagógico do Curso e apresenta um profissional preparado para assumir as formações que o mercado de trabalho estabelece e transforma de maneira sistêmica, e ultrapassa essa demanda à medida que possibilita insumos para a construção de um cidadão capacitado a ressignificar a comunicação como processo e não como ferramenta.
Abstract: In this research study we have analyzed the profiles of former Organizational Communications students and seek to present one of the traits we identified, on the basis of the current dialogues and impasses between the reality of the labor market for this field of work in the Federal District and the academic training within the scope of the University of Brasilia. Is there an actual reciprocity between what the course teaches and what the market expects? Does the course really prepare the student for this new market? And what market would that be? In order to answer these questions, we carried out an empirical-quantitative research with the graduates of the Organizational Communications course at UnB, aiming to put together a general profile of this new professional, which allowed us to perceive the aspects that links this unprecedented academic course to its respective labor market in the Federal District. Such considerations are based on theoretical and interpretative fundamentals of Communications, which enabled the constitution and subsequent analysis of the questionnaire together with professionals graduated since 2014. The main characteristics recognized as belonging to these professionals are derived from their own perception of their Training. We were able to conclude that the profile of this professional matches the profile being designed by the Pedagogical Project of the Course, and presents a communicator well prepared by an academic training that the labor market will later consolidate and systemically transform, going as far as to provide the inputs necessary for the making of a citizen capable of reifying communication as a process and not as a tool.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2017.
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