Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18094
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RenataFelixGaspar_tcc.pdf688,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fluorose : um tema social para o ensino de química
Autor(es): Gaspar, Renata Felix
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Assunto: Experimentação
Fluorose dentária
Ciências - estudo e ensino
Saúde bucal
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 31-Out-2017
Referência: GASPAR, Renata Felix. Fluorose: um tema social para o ensino de química. 2017. vi, 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A experimentação é de fundamental importância para o Ensino de Ciências. A ausência de aulas práticas ou a não compreensão de sua função fazem com que os alunos não sejam estimulados a refletir e expor suas ideias acerca de fenômenos observados em uma atividade experimental, quando realizada. Contudo, novas tendências fazem do professor um problematizador que tem por função incentivar a reflexão e a exposição de ideias em sala de aula, sempre levando em consideração o contexto em que o aluno está inserido, além de possibilitar a orientação na formação de conceitos químicos. Diante disso, este trabalho apresenta uma proposta didática que tem por objetivo a discussão de conceitos químicos envolvidos no processo de formação da fluorose dental. Além disso, este tema possibilita a abordagem da cárie dentária e a ética envolvida no emprego de fluoretos na água de abastecimento público bem como os aspectos que envolvem a saúde bucal. Desta forma, a atividade experimental proposta proporciona um ambiente investigativo, no qual o professor, por meio de um processo dialógico, consiga fazer a transição do conhecimento abstrato para o concreto, levando em consideração o contexto do estudante.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18094
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons