Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18092
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_YandraCarvalhoGomes_tcc.pdf1,26 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMachado, Patrícia Fernandes Lootens-
dc.contributor.authorGomes, Yandra Carvalho-
dc.identifier.citationGOMES, Yandra Carvalho. Percepções de alunos dos cursos de química sobre o relatório como forma de avaliação de atividades de laboratório. 2017. vi, 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2017.pt_BR
dc.description.abstractAs atividades experimentais no processo de ensino-aprendizagem de Ciências têm como objetivo desenvolver atitudes científicas, melhorar a associação entre teoria-prática, trabalhar a problematização e o questionamento dos fenômenos envolvidos e motivar o aluno, auxiliando-o na aprendizagem das disciplinas de Ciência. Compreendemos que os instrumentos avaliativos, incluindo os relatórios, de uma disciplina experimental permitem melhor compreensão das atividades experimentais realizadas pelo aluno, além de identificar as dificuldades e desenvolver habilidades e competências. Neste trabalho, desenvolveu-se uma pesquisa para conhecer à opinião dos estudantes de graduação sobre as formas de avaliação realizadas nas aulas de Laboratório de Química Fundamental da Universidade de Brasília, sendo esta a primeira disciplina de laboratório dos cursos de Licenciatura em Química, Bacharelado e Química Tecnológica. Realizamos uma análise sobre até que ponto as atividades experimentais têm contribuído para o aprendizado efetivo dos estudantes, baseado na realização de relatórios como avaliação dos experimentos desenvolvidos na disciplina. Os dados foram obtidos por meio de respostas a um questionário por estudantes que se voluntariaram participar desse trabalho. Buscamos identificar o que os estudantes consideram formas efetivas de avaliação, bem como dificuldades, facilidades e sugestões para melhorar o aprendizado e a disciplina.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordExperimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - avaliaçãopt_BR
dc.titlePercepções de alunos dos cursos de química sobre o relatório como forma de avaliação de atividades de laboratóriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-10-31T11:16:12Z-
dc.date.available2017-10-31T11:16:12Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18092-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons