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dc.contributor.advisorGeraldes, Elen Cristina-
dc.contributor.authorNunes, Raul da Silva-
dc.identifier.citationNUNES, Raul da Silva. Homossexualidade e ambiente de trabalho: contribuições da comunicação organizacional para a gestão da diversidade sexual. 2017. 69 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Curso de Comunicação Organizacional, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA população LGBT têm conquistado direitos e se posicionado perante a sociedade, além de ter se inserido no mercado. No entanto, o preconceito continua sendo uma realidade para essas pessoas em todas as esferas da vida, inclusive a profissional. Esforços e ações voltadas para algumas minorias sociais são relativamente comuns dentro das empresas, porém cabe investigar se a diversidade sexual é contemplada da mesma forma. O tema deste trabalho é, portanto, a homossexualidade no ambiente organizacional. Seu objetivo geral é compreender as possibilidades de contribuição da comunicação organizacional para a gestão da diversidade sexual, partindo do cotidiano de gays e lésbicas no ambiente de trabalho. Buscou-se também verificar os desdobramentos de ser homossexual nos referidos espaços e identificar as principais orientações da comunicação já consolidadas para a gestão da diversidade. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca de temas como a dimensão humana da comunicação organizacional, diversidade e orientação sexual, seguida de uma pesquisa exploratória, cuja técnica utilizada foi a entrevista semiestruturada com homens e mulheres homossexuais em atividade profissional. A pesquisa consistiu em coletar as percepções dos(as) entrevistados(as) quanto aos seus locais de trabalho. Como resultado, pôde-se concluir que as empresas não se preocupam com a diversidade sexual que as compõe e, por isso, não promovem ações direcionadas à construção e manutenção de um espaço mais favorável para funcionários(as) gays e lésbicas. Foi possível perceber também um vasto campo de possibilidades de atuação da comunicação organizacional para gerir a diversidade sexual nesses contextos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordComunicação organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordHomossexualidadept_BR
dc.subject.keywordDiversidade sexualpt_BR
dc.subject.keywordAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subject.keywordClima organizacionalpt_BR
dc.titleHomossexualidade e ambiente de trabalho : contribuições da comunicação organizacional para a gestão da diversidade sexualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-10-31T11:14:44Z-
dc.date.available2017-10-31T11:14:44Z-
dc.date.submitted2017-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18091-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The LGBT population has gained rights and positioned themselves in the society, besides having also inserted itself in the market. However, prejudice remains a reality for these people in all parts of life, including the professional. Efforts and actions directed at some social minorities are relatively common within companies, but it’s worth investigating whether sexual diversity is treated in the same way. The theme of this project is, therefore, homosexuality in the organizational environment. Its general objective is to understand the possibilities of the organizational communication’s contribution for the management of sexual diversity, starting from the daily routine of gays and lesbians in the workplace. It was also verified the consequences of being homosexual in these spaces and identified the main communication orientations already consolidated in the management of diversity. For this, a bibliographic review was carried out on topics such as the human dimension of organizational communication, diversity and sexual orientation, followed by an exploratory research, which technique was the semistructured interview with homosexual men and women in professional activity. The research consisted of collecting the interviewees’ perspections about their workplaces. As a result, it can be concluded that companies do not care about their sexual diversity and, therefore, do not promote actions aimed at building and maintaining a more favorable space for gay and lesbian employees. It was also possible to perceive a vast field of possibilities for the organizational communication in managing the sexual diversity in these contexts.pt_BR
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