Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/18087
Título: | O uso da água numa indústria de saneantes : uma proposta CTS para o ensino de química |
Autor(es): | Saldanha, Natasha da Silva |
Orientador(es): | Mól, Gerson de Souza |
Assunto: | Abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) Química - estudo e ensino Água - uso |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 31-Out-2017 |
Referência: | SALDANHA, Natasha da Silva. O uso da água numa indústria de saneantes: uma proposta CTS para o ensino de química. 2017. v, 32 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho visa ressaltar a abordagem CTS no ensino de química por meio do tema: o uso da água. Baseado em análises da literatura e de documentos legais para o Ensino Médio, discutimos a problemática do uso da água em um processo industrial de produção de saneantes. Trazemos como tema central o uso consciente de águas para produção, bem como a devida destinação das águas residuais. A partir desse tema, correlacionamos assuntos com o aprendizado e ensino de química no cotidiano dos alunos, entendendo a necessidade dos avanços tecnológicos, exaltando a importância das consequências na sociedade, e propomos um texto a ser utilizado em sala de aula. Esse texto cria um ambiente de questionamentos e de abordagem simples sobre o conteúdo de ácidos e bases, tratados no segundo ano do ensino médio. O professor pode distribuí-lo aos alunos, que, ao lerem o texto, podem imaginar e se indagar sobre alguns conceitos e metodologias do processo, criando um ambiente de debate para a construção do conhecimento, em sala de aula, a partir de uma problemática de um processo industrial, seguindo os preceitos do ensino com abordagem CTS. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2017. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons