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Título: Comunicação Organizacional e inovação : o Design Thinking na gestão de crise
Autor(es): Guimarães, Raquel Lopes Vieira
Orientador(es): Souza, Luciano Mendes de
Assunto: Comunicação organizacional
Design Thinking
Gestão de crises
Inovação
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 31-Out-2017
Referência: GUIMARÃES, Raquel Lopes Vieira. Comunicação Organizacional e inovação: o Design Thinking na gestão de crise. 2017. 95 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho teve como proposta delinear as possíveis contribuições do design thinking na gestão de crise sendo mediado pela comunicação organizacional. Ao verificar que as organizações tem o seu fim decretado por má gestão, falta de planejamento estratégico e pouco relacionamento com os públicos, fatores que corroboram a ocorrência de crises, a criatividade e inovação podem ser grandes aliados no que diz respeito ao diferencial competitivo das organizações nesses momentos. A partir desses aspectos, buscou-se, na primeira parte da pesquisa, elucidar conceitos e referenciais teóricos sobre comunicação organizacional, inovação, gestão de crise, imagem organizacional, design e design thinking a fim de elaborar premissas para o desenvolvimento da argumentação. Na segunda parte, procurou-se analisar os possíveis subsídios da metodologia do design thinking para colaborar com as ações da comunicação organizacional na gestão de crise. Em seguida, buscou-se verificar as possibilidades de uso do design thinking como ferramenta colaborativa no trabalho dos gestores para desenvolver estratégias, prever cenários e buscar ações de forma holística e com foco no ser humano. Com base nas teorias, dados apresentados e reflexões feitas, averiguou-se que o foco no ser humano é uma estratégia valorizada no mundo atual e, na gestão de crise, esse aspecto também pode ser visto como primordial na prospecção de ideias inovadoras para suprir as verdadeiras necessidades dos públicos nos momentos de crise.
Abstract: The present work had as proposal to outline the possible contributions of design thinking in the management of crisis while it is mediated by the organizational communication. When noted that organizations have their ending decreed by poor management, lack of strategic planning and bad relationship with the public, factors that corroborate to the occurrence of crises, creativity and innovation can be great allies in respect to the competitive differential of organizations at these times. From these aspects, the first part of the research aimed to elucidate concepts and theoretical references on organizational communication, innovation, crisis management, organizational image, design and design thinking in order to elaborate premises for the development of argumentation. In the second part, the aim was to analyze the possible subsidies of the methodology of design thinking to collaborate with the actions of organizational communication in crisis management. Then, it was sought to verify the possibilities of using design thinking as a collaborative tool for managers to develop strategies, predict scenarios and seek actions in a holistic and human-focused way. Based on the theories, data presented and reflections made, it was verified that the focus on human beings is a valued strategy nowadays and, in crisis management, this aspect may also be seen as primordial in the exploration of innovative ideas to supply the needs of the public in moments of crisis.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Curso de Comunicação Organizacional, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18081
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