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Título: Economia colaborativa, comunidades e laços sociais : um estudo de caso do Boomerang
Autor(es): Rangel, Thais De Melo
Orientador(es): Freitas, Gabriela Pereira de
Assunto: Economia colaborativa
Capitalismo
Redes sociais on-line
Economia compartilhada
Interação social
Data de apresentação: Jun-2017
Data de publicação: 31-Out-2017
Referência: RANGEL, Thais De Melo. Economia colaborativa, comunidades e laços sociais: um estudo de caso do Boomerang. 2017. 88 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Estamos presenciando o início da economia colaborativa, conceito que vem sendo lapidado por diversos autores, embora ainda de forma inicial, podendo ser encontrada como “consumo colaborativo”, “Mesh” ou economia compartilhada. Essa nova economia tem o compartilhamento e a interação humana como base, sendo ela construída geralmente em meio virtual. Para melhor entender como se deu o seu início e suas características, é necessário analisar o contexto no qual ela surge, levando em consideração a sociedade, o capitalismo e as comunidades. É importante também o levantamento de como se dão as interações, relações e criação de laços sociais em ambiente virtual, podendo assim serem responsáveis pelo desenvolvimento de comunidades nesse meio. Para isso, esse trabalho buscou como objeto de estudo de caso o Boomerang, grupo presente no Facebook.
Abstract: We are witnessing the beginning of the collaborative economy, a concept that has been stoned by several authors, although still in an initial way, and can be found as "collaborative consumption", "Mesh" or shared economy. This new economy has the sharing and human interaction as a base, and it is usually built in a virtual environment. In order to better understand how its beginnings and characteristics came about, it is necessary to analyze the context in which it arises, taking into account society, capitalism and communities. It is also important to survey how the interactions, relationships and the creation of social ties in a virtual environment are possible, thus being able to be responsible for the development of communities in this environment. For this, this work sought as case study object the Boomerang, group present in Facebook.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Curso de Comunicação Organizacional, 2017.
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