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Título: Gestão do conhecimento e comunicação interna : uma análise de convergências para a melhoria da Comunicação Organizacional em instituições públicas
Autor(es): Oliveira, Jonathas Seixas de
Orientador(es): Guazina, Liziane Soares
Assunto: Gestão do conhecimento
Comunicação interna
Comunicação nas organizações
Gestão do conhecimento nas organizações
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 31-Out-2017
Referência: OLIVEIRA, Jonathas Seixas de. Gestão do conhecimento e comunicação interna: uma análise de convergências para a melhoria da Comunicação Organizacional em instituições públicas. 2017. 26 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este artigo trata sobre as questões teóricas relativas a aplicabilidade do compartilhamento de conhecimento e estratégias oriundas da teoria de Gestão do Conhecimento em projetos de comunicação interna de órgãos públicos no Brasil, observando a experiência obtida no Conselho Nacional de Justiça. O objetivo é discutir a importância da relação do diálogo entre as teorias da Gestão do Conhecimento e da Comunicação Organizacional, especialmente no que diz respeito às suas discussões sobre cultura organizacional, planejamento e gestão da comunicação interna com o intuito de verificar as convergências e como as teorias se relacionam na prática comunicacional dos gestores de comunicação. A fluidez e a melhoria nos processos de comunicação interna entre os públicos que interagem nas organizações são alguns dos resultados observados com a realização de entrevistas e quadros comparativos ao longo do artigo.
Abstract: This article deals with the theoretical questions related to the applicability of knowledge sharing and strategies derived from the theory of knowledge management in internal communication projects of public agencies in Brazil, observing the experience obtained in the National Council of Justice. The objective is to discuss the importance of the relationship of the dialogue between theories of Knowledge Management and Organizational Communication, especially with regard to their discussions on organizational culture, planning and management of internal communication in order to verify the convergences and how theories relate in the communicational practice of communication managers. The fluidity and improvement in the internal communication processes among the publics that interact in the organizations are some of the results observed with the accomplishment of interviews and comparative tables throughout the article.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18078
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