Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18068
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RaquelLustosaAlves_tcc.pdf1,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O recanto das guerreiras : tentativas de vida em contextos migratórios e em práticas solidárias, Condomínio Sol Nascente - Ceilândia/DF
Autor(es): Alves, Raquel Lustosa da Costa
Orientador(es): Fleischer, Soraya Resende
Assunto: Migração
Mulheres - condições sociais
Economia solidária
Mulheres
Data de apresentação: Mar-2017
Data de publicação: 30-Out-2017
Referência: ALVES, Raquel Lustosa da Costa. O recanto das guerreiras: tentativas de vida em contextos migratórios e em práticas solidárias, Condomínio Sol Nascente - Ceilândia/DF. 2017. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como intuito abordar a noção de solidariedade com um grupo, que se apresenta como “Rede de Mulheres do Sol Nascente”, em suas práticas cotidianas. Uma das funções desta organização é gerar renda, o que acaba por significar uma reação ao (des)emprego que atinge uma parcela considerável de mulheres que residem no local. O Condomínio Sol Nascente (Ceilândia/DF) por sua vez concentra um grande fluxo migratório da região Nordeste e o que mais chama atenção nesses contextos é a similaridade do diálogo quando se trata de explicar os motivos pelos quais essas pessoas vieram a mudar, em sua maioria, do Nordeste para o Distrito Federal: “tentar a vida”. A partir daí proponho, através de uma etnografia realizada com o grupo, observar as relações de gênero que dialogam com as práticas econômicas solidárias no cotidiano de mulheres que buscam, através da migração, melhores condições de vida e que encontram uma série de dificuldades em se instalar nos arredores da capital.
Abstract: The present work aims to address the notion of solidarity in daily activities of a group, which presents itself as "Rede de Mulheres do Sol Nascente". One of the functions of this organization is to generate income, which turns out to be a reaction to the (un)employment that affects a considerable number of women who live there. The Condomínio Sol Nascente (Ceilândia/DF), in turn, concentrates a great migratory flow of the Northeast region to the Federal District explained by a very recurrent reason: "try life". From there I propose, through an ethnography carried out with the group, to observe the gender relations that dialogue with the solidarity economic practices in the daily life of women who seek, through migration, work, neighborhood and friendship, better living conditions.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)— Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons