Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18056
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CiroLuisTrindadeViana_tcc.pdf4,93 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLamar, Marcus Vinicius-
dc.contributor.authorViana, Ciro Luis Trindade-
dc.identifier.citationVIANA, Ciro Luis Trindade. VISUMO: uma plataforma web para criação e realização de avaliação educacional em LIBRAS. 2017. 74 f. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, realizamos um estudo sobre as formas de avaliação que são aplicadas aos estudantes surdos no âmbito da Educação Básica e dos vestibulares e Concursos Públicos brasileiros, e propomos uma nova forma de criar e aplicar avaliações. Para isso, desenvolvemos o VISUMO, uma plataforma web destinada à criação e realização de avaliação educacional bilíngue (Língua brasieira de Sinais e Língua Portuguesa). A fim de comprovar a eficácia do sistema proposto, bem como para identificar os principais problemas que podem advir da sua implementação prática, foram realizados atividades na escola, além de aplicado formulários para professores de estudantes surdos de diversas instituições. Os resultados obtidos demonstram que o sistema proposto é promissor, atendendo as reais necessidades da comunidade surda.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.subject.keywordSoftware educacionalpt_BR
dc.subject.keywordSoftware - desenvolvimentopt_BR
dc.titleVISUMO : uma plataforma web para criação e realização de avaliação educacional em LIBRASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-10-30T13:59:44Z-
dc.date.available2017-10-30T13:59:44Z-
dc.date.submitted2017-08-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18056-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoCoelho, Domingos Sávio-
dc.description.abstract1This work presents a study about the assessment forms used with deaf students in Brazilian primary education and public sector recruitment examinations. It also proposes a new way of creating and applying assessment tests. In order to do so, the VISUMO system, which is a web platform dedicated to creating and applying bilingual educational assessment tests, was developed. To prove its efficacy and to identify the main problems that may arise from its practical implementation, experiments were held in a special education school and teachers of deaf students from various institutions responded a questionnaire. The results demonstrate that the proposed system is promising and may be improved in order to fill the real needs of the deaf community.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons