Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18028
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FernandoYudiIshikawa_tcc.pdf1,66 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Caracterização morfológica de genótipos de Ocimum basilicum L. na fase vegetativa
Autor(es): Ishikawa, Fernando Yudi
Orientador(es): Peixoto, José Ricardo
Coorientador(es): Mattos, Jean Kleber de Abreu
Assunto: Manjericão
Cultivos agrícolas
Data de apresentação: 7-Jul-2017
Data de publicação: 26-Out-2017
Referência: ISHIKAWA, Fernando Yudi. Caracterização morfológica de genótipos de Ocimum basilicum L. na fase vegetativa. 2017. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A espécie Ocimum basilicum L. possui o maior número de tipos entre todas as espécies do gênero Ocimum, apresentando, portanto, maior diversidade. Objetivou-se nesse trabalho caracterizar os diferentes genótipos de manjericão encontrados na região de Brasília. Em casa de vegetação providenciou-se o semeio em caixas sementeiras de dezessete genótipos de Ocimum basilicum L no primeiro ensaio e quatro no segundo ensaio. No primeiro ensaio, quarenta dias após a germinação, as mudas foram transplantadas para vasos de 3 L de capacidade preenchidos com mistura organomineral, para o acompanhamento do seu desenvolvimento. Com a idade de 60 dias, foram avaliadas as seguintes características: Formato do limbo foliar, comprimento do limbo foliar (C), largura do limbo foliar (L), tamanho do pecíolo (P), relação P/C, área do limbo foliar (C x L), índice de afilamento (C/L), tipo de margem, tipo de ápice e tipo de base. Integraram o segundo ensaio, com multiplicação vegetativa, os seguintes genótipos: Miúdo Ceasa, Miúdo Recife, Manjericão Anão e Purple Ruffles. As estacas foram também implantadas no mesmo substrato organomineral para se obter o enraizamento. A partir das naálises realizadas Concluiu-se que existe grande diversidade de tipos em Ocimum basilicum utilizados no DF e entorno. Além disso, foi possível verificar que a metodologia de cultivo em estufa apresentou-se apropriada ao tipo de ensaio de diversidade, que a fase vegetativa das plantas mostrou-se adequada para a diferenciação morfológica dos genótipos e que em Brasília estão disponíveis diferentes tipos de manjericão viáveis para multiplicação e cultivo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2017.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons