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Título: Avaliação da biossegurança de alunos do curso de Odontologia da Universidade de Brasília
Outros títulos: Evaluation of biosecurity of undergraduate students in Dentistry of the University of Brasília
Autor(es): Ferrari, Luiza Bunn
Orientador(es): Fernandes, Aline Úrsula Rocha
Assunto: Odontologia
Contaminação microbiana
Biossegurança
Data de apresentação: 23-Mai-2017
Data de publicação: 24-Out-2017
Referência: FERRARI, Luiza Bunn. Avaliação da biossegurança de alunos do curso de Odontologia da Universidade de Brasília. 2017. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar o conhecimento de graduandos de Odontologia do 3º ao 6º semestres (Grupo 1) e do 7º ao 10º semestres (Grupo 2) do curso, quanto à biossegurança na prática clínica. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário para 200 graduandos de Odontologia da Universidade de Brasília, contendo perguntas com respostas de múltipla escolha e de “sim” e “não”, sobre métodos de esterilização, desinfecção e barreiras de proteção do cirurgião-dentista, auxiliares e pacientes. A análise de dados foi descritiva e apresentada em porcentagem. Com relação aos procedimentos para proteção pessoal, os grupos avaliados apresentaram discrepância quanto ao uso de proteção cirúrgica (91,7% - G1; 100% - G2), óculos e máscara, à quantidade de vítimas de acidente pérfuro-cortante (13,5% - G1; 27,8% - G2) e à procura por assistência no momento do acidente (55,26%). Quanto à proteção ao paciente, os resultados foram um pouco mais altos para o Grupo 2. Os cuidados com o ambiente tenderam a ser mais evidentes no Grupo 1, bem como a preocupação com o processamento de roupas (41,7% - G1; 37,8% - G2), desinfecção de moldes (71,9% - G1; 53,3% - G2) e instrumental e lavagem de mãos antes do atendimento. Conclui-se que a diferença apresentada pelos grupos estudados tornou evidente a necessidade de reforço dos conhecimentos ao longo do curso, indicando que a rotina clínica não é suficiente para sedimentar a importância de procedimentos de biossegurança e a conscientização a respeito da sua necessidade.
Abstract: This study aimed to verify the knowledge of the students from the 3rd to the 6th semester (Group 1) and of the students from the 7th to the 10th semester (Group 2), regarding biosafety in the clinical practice. The research was carried out through the application of a questionnaire to 200 undergraduate students in Dentistry of the University of Brasília, containing questions with multiple choice answers and "yes" and "no" answers on sterilization and disinfection methods and protective barrier of the dental surgeon, auxiliaries and patients. The data analysis was descriptive and presented in percentage. Regarding the procedures for personal protection, the evaluated groups present some results not very satisfactory, there being discrepancy concerning the use of surgical protection (91,7% - G1; 100% - G2), spectacles and mask, the number of victims of puncture-cut accident (13,5% - G1; 27,8% - G2) and the search for assistance at the time of the accident (55,26%). In relation to patient protection, the results were slightly higher for Group 2. Environmental care tended to be more evident in Group 1, as well as concern with clothing processing (41,7% - G1; 37,8% - G2), disinfection of dental casts (71,9% - G1; 53,3% - G2) and instrumentation and washing hands before care. It is concluded that the difference presented by the studied groups made evident the need to reinforce the knowledge throughout the course, indicating that the clinical routine is not enough to sediment the importance of biosafety procedures and the awareness about its necessity.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2017.
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