Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1800
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_HelenCristinaDantasdeMoraes.pdf867,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Unidades de conservação : análise das estratégias de conservação para o bioma cerrado
Autor(es): Moraes, Helen Cristina Dantas de
Orientador(es): Fialho, Flávia Sibele Foltran
Assunto: Diversidade biológica
Cerrado
Unidades de conservação da natureza
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 10-Ago-2011
Referência: MORAES, Helen Cristina Dantas de. Unidades de conservação: análise das estratégias de conservação para o bioma Cerrado. 2011. 42 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: O Cerrado é um dos 34 hotspots para a conservação da biodiversidade mundial, ou seja, é uma área de alta diversidade biológica, grande endemismo na forma de espécies únicas do bioma, e grau extremo de ameaça. O Cerrado possui a flora mais rica dentre as savanas, é a mais diversificada savana tropical do mundo, com mais de 12.600 espécies e alto nível de endemismo. Sobre a fauna, há grande diversidade e número de espécies: para as aves, mais de 837 espécies, cerca de metade da avifauna brasileira. Para os mamíferos, mais de 200 espécies; e entre os répteis, 180 espécies (metade do total brasileiro) e altos índices de endemismo para essas espécies. O bioma Cerrado está composto por uma grande variedade de formas de vegetação que se alternam na paisagem. As taxas de desmatamento no Cerrado têm sido historicamente superiores às da floresta Amazônica e o esforço de conservação do bioma é muito inferior ao da Amazônia. Diversas espécies animais e vegetais estão ameaçadas de extinção e a maior parte das espécies ameaçadas ou endêmicas não ocorre nas áreas legalmente protegidas. As áreas de preservação do bioma Cerrado que integram o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC possuem a categoria de Proteção Integral, com um total aproximado de 3.638.571 hectares; e a categoria Uso sustentável que abrange aproximadamente 1.553.649 hectares protegidos. Através desses dados sobre as Unidades de Conservação geridas pelo do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade, nota-se a necessidade de criação de novas áreas protegidas tendo em vista que sua abrangência não é suficiente. Como e o que preservar prioritariamente é um dos maiores desafios para os responsáveis pelas decisões e a definição de planos de ação para a conservação da biodiversidade. Por isso, através de estudos foram delimitadas em um mapa áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade, dividindo-as em prioridades: extremamente alta, muito alta, alta e insuficientemente conhecida. Foi analisada o total de área, em hectares, ocupada por Unidades de Conservação federais do bioma Cerrado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons