Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17965
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MatheusSaadMachado_tcc.pdf1,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cultivo consorciado e sucessional de banana (Musa spp), berinjela (Solanum melogena) e rúcula (Eruca sativa), sob manejo agroecológico
Autor(es): Machado, Matheus Saad
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Assunto: Ecologia agrícola
Agricultura orgânica
Data de apresentação: 12-Jul-2017
Data de publicação: 19-Out-2017
Referência: MACHADO, Matheus Saad. Cultivo consorciado e sucessional de banana (Musa spp), berinjela (Solanum melogena) e rúcula (Eruca sativa), sob manejo agroecológico. 2017. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade técnica e econômica da consorciação de banana com berinjela e rúcula. O experimento foi realizado na Área Experimental de Agroecologia da Fazenda Água Limpa (FAL), Universidade de Brasília (UnB), no período de dezembro de 2016 a maio de 2017. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com três tratamentos e seis repetições, totalizando 18 parcelas. Os tratamentos diferem entre si pelo adensamento populacional de berinjela, sendo o Tratamento 1 composto por 3334 plantas por hectare, o Tratamento 2 por 5334 plantas por hectare e o Tratamento 3 contendo 8667 plantas por hectare. Foi avaliado o diâmetro, comprimento e peso dos frutos de berinjela, assim como a quantidade de frutos e produtividade por planta e por hectare. Para a rúcula avaliou-se a produtividade em cada tratamento nos três ciclos sucessivos. Para a banana foi avaliado o peso dos cachos, assim como a quantidade de cachos e produtividade por hectare. Não houve diferença significativa na produtividade da rúcula nos três tratamentos, durante os três ciclos consecutivos da cultura. O diâmetro, comprimento e massa dos frutos de berinjela foram significativamente superiores nos tratamentos com menor densidade de plantas. Com maior número de plantas por hectare, observou-se quantidade significativamente superior de frutos de berinjela por planta e na produtividade por hectare. O arranjo de cultivo que apresentou estimativa de maior desempenho econômico foi aquele com maior número de plantas de berinjela, com índice de lucratividade de 85,5% e taxa de retorno de 6,91.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2017.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons