Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17945
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_EloizaAparecidaBarbosa_tcc.pdf1,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Extração de açúcares solúveis totais em diferentes cores de flores e tratamentos de adubação em rainha-margarida (Callistephus chinensis) e análise de artrópodes-praga
Autor(es): Barbosa, Eloiza Aparecida
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Assunto: Flores - cultivo
Fertilizantes orgânicos
Adubação verde
Data de apresentação: Jul-2017
Data de publicação: 9-Out-2017
Referência: BARBOSA, Eloiza Aparecida . Extração de açúcares solúveis totais em diferentes cores de flores e tratamentos de adubação em rainha-margarida (Callistephus chinensis) e análise de artrópodes-praga. 2017. x, 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar a relação entre o teor de açúcares solúveis totais (AST) em folhas de diferentes cores de flores de rainha-margarida (Callistephus chinensis) em diferentes tratamentos de adubação e a presença de pragas na plantação. O experimento foi realizado na Fazenda Água Limpa – FAL, da Universidade de Brasília, no período de outubro de 2014 a fevereiro de 2015. O delineamento experimental foi blocos ao acaso com cinco tratamentos em cinco repetições. Foram utilizadas cinco doses de esterco de aves (0, 25, 50, 75 e 100%), sendo a dose de 100% igual a 1,5 kg/m2 e um tratamento com uma mistura de estercos, onde foi aplicado 4kg.m-2 da mistura, sendo 2,5 kg.m-2 de esterco bovino curtido com 1,5 kg.m-2 de esterco de aves curtido. Cada parcela tinha 1,60 x 0,90 metros, totalizando 1,44 m² de área. Amostras de folhas de rainha-margarida de quatro cores (roxa, rosa, branca e lilás) foram coletadas em plantas submetidas a diferentes tratamentos de adubação com esterco de aves, um tratamento com a mistura de estercos bovino/aves e outro com adubo convencional. A extração dos açúcares solúveis totais (AST) foi realizada segundo o protocolo descrito por Bieleski & Turner (1966) com modificações. Para análise do teor de açúcar foi utilizado o método descrito por Dubois et al (1956). A determinação da quantidade de açúcar foi feita em referência à curva padrão, obtida relacionando-se a variável absorbância com a concentração de açúcar, previamente construída para o açúcar examinado em questão. As coletas de insetos foram feitas em quatro datas diferentes durante o período do experimento em campo recolhendo-se as placas adesivas instaladas e levando-as para laboratório para identificação e contagem dos insetos. Os diferentes tratamentos de adubo mostraram ter influência no acúmulo maior ou menor de açúcar nas folhas. A maior concentração de açúcares nas folhas da planta rainha-margarida foi constatada nas plantas submetidas ao tratamento com a mistura ave/bovino e nos tratamentos com 100% de esterco de aves. Com relação ao inseto Liriomyza, apesar de ser uma praga importante em flores de corte, por causar danos nas folhas e prejuízos na qualidade final do produto, neste cultivo orgânico não se obteve grande quantidade de insetos e não se observou relação entre a presença deles e o teor de açúcar nas folhas de rainha-margarida. Com relação a presença de cigarrinhas foi possível perceber que, assim como o açúcar nas folhas, à medida que se aumentou a dose de adubo aumentou também, mesmo que discretamente, a média de insetos na cultura. Em relação aos diferentes tipos de adubo, o adubo de ave, na concentração de 75%, é mais recomendado, pois nesse tratamento ocorreu maior produtividade de flores e redução na média dos insetos Liriomyza, principal artrópode-praga da floricultura.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2017.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons