Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17940
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AnaAmeliaSerpa_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma simples água-morna : a centralidade de D. Evarista no conto O Alienista de Machado de Assis
Autor(es): Serpa, Ana Amélia Alves
Orientador(es): Balaban, Marcelo
Assunto: O Alienista (1882) (Romance)
Assis, Machado de, 1839-1908
Análise literária
Mulheres na literatura
Personagens literários
Data de apresentação: 17-Ago-2017
Data de publicação: 9-Out-2017
Referência: SERPA, Ana Amélia Alves. Uma simples água-morna: a centralidade de D. Evarista no conto O Alienista de Machado de Assis. 2017. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Essa Monografia tem por objetivo analisar a personagem D. Evarista observando por meio dela os seus diálogos que o autor faz com algumas instituições, como a ciência e o jornal ao qual está publicando o conto A Estação do século XIX, em especial no que diz respeito ao comportamento feminino. A personagem foi criada no conto O Alienista, de Machado de Assis, publicado pela primeira vez no jornal A Estação, entre 15 de outubro de 1881 e 31 de março de 1882. Machado por meio da personagem dialoga com as leitoras desse jornal ao contrariar todas as expectativas ali colocadas em relação ao comportamento, maternidade e elegância. Machado também dialoga com as construções médicas em torno do corpo feminino, que tinha por objetivo a maternidade. Portanto, é uma personagem que permite acessar ideias em torno do comportamento feminino em construção no Rio de Janeiro, no século XIX.
Abstract: This monograph aims to analyze a character D. Evarista observing through his own directors, which is an independent body, such as science and the newspaper to which he is in charge. A Estação of the XIX century, especially in regard to female behavior. A character not created in the story O Alienista, by Machado de Assis, first published without newspaper A Estação, between October 15, 1881 and March 31, 1882. Machado through the character dialogues as readers of the newspaper to counter all expectations regarding behavior, maternity and elegance. Machado also dialogues with the medical constructions around the female body, which aimed at motherhood. Please, it's a character that allows you to access ideas about female behavior under construction in Rio de Janeiro in the XIX century.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2017.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons