Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17939
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PedroItaloLacerda_tcc.pdf877,35 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBrandão, Maria de Fátima Ramos-
dc.contributor.authorLacerda, Pedro Ítalo Bonfim-
dc.identifier.citationLACERDA, Pedro Ítalo Bonfim. Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Popular: uma análise da aplicação na Escola Nacional de Formação da CONTAG. 2017. x, 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractAs Tecnologias da Informação e Comunicação estão cada vez mais presentes no processo educacional trazendo novas perspectivas para a apropriação e a produção do conhecimento. A Educação a Distância surge como uma modalidade de educação que visa contribuir para que cada vez mais pessoas enxerguem formas diferentes de aprender e ensinar. Este estudo apresenta as contribuições da utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) na Educação Popular. Desse modo, este estudo tem como objetivo geral analisar a aplicação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Popular. Como objetivos específicos: realizar uma pesquisa de reconhecimento do campo de estudo da Educação Popular e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem; identificar e analisar pontos positivos e negativos na aplicação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC); propor sugestões na aplicação de Ambientes Virtuais na ENFOC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando a pesquisa de campo e bibliográfica. Foi analisada a aplicação do Ambiente Virtual de Aprendizagem na Escola Nacional de Formação da CONTAG. A partir da análise foi possível identificar pontos positivos e negativos na utilização da plataforma e os resultados apontaram para a potencialidade que um AVA tem em promover uma aprendizagem mais significativa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAmbientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEducação à distânciapt_BR
dc.subject.keywordEducação popularpt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.titleAmbiente Virtual de Aprendizagem na Educação Popular : uma análise da aplicação na Escola Nacional de Formação da CONTAGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-10-09T10:49:28Z-
dc.date.available2017-10-09T10:49:28Z-
dc.date.submitted2017-07-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17939-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Information and Communication Technologies are increasingly present in the educational process, bringing new perspectives to the appropriation and production of knowledge. Distance Education emerges as an education modality that aims to contribute to more and more people seeing different ways of learning and teaching. This study presents the contributions of the use of Learning Managements Environments (AVAs) in Popular Education. Thus, this study aims to analyze the application of Learning Managements Environments in Popular Education. As specific objectives: to carry out a research of recognition of the field of study of Popular Education and Learning Managements Environments; Identify and analyze positive and negative points in the application of Learning Managements Environments at the National Training School of CONTAG (ENFOC); Propose suggestions on the application of Virtual Environments in ENFOC. It is a qualitative and quantitative research, using field and bibliographic research. The application of the Learning Managements Environments in the National Training School of CONTAG was analyzed. From the analysis it was possible to identify positive and negative points in the use of the platform and the results pointed to the potentiality that an AVA has in promoting a more meaningful learning.pt_BR
Aparece na Coleção:Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons